Margarete participa da posse do novo superintendente da Sudene

O Piauí é um dos primeiros a serem visitados por João Paulo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou, na terça-feira (29), da posse do novo superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), João Paulo Lima, ex-prefeito de Recife-PE.  O evento, no auditório da Sudene, contou com a presença do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; dos governadores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do Ceará, Camilo Santana; e do vice-governador da Bahia, João Leão.

Em seu pronunciamento, Margarete Coelho informou ao novo superintendente da Sudene que estava levando o abraço do governador Wellington Dias, que segue em Washington (EUA), onde negocia recursos de R$ 960 milhões junto ao Banco Mundial para investimentos em infraestrutura, segurança, educação, turismo, desenvolvimento rural e regularização fundiária. "Estou trazendo o abraço do seu grande amigo Wellington Dias, o governador do Estado do Piauí, o nosso índio guerreiro, seu parceiro de tantas lutas. Mas, a cima de tudo, para dizer que nós acreditamos no Brasil. Nós acreditamos na resiliência das nossas instituições e no seu  compromisso", ressaltou.

O novo superintendente da Sudene, João Paulo, garantiu que sua gestão vai ser norteada a partir de três prioridades, entre elas, o resgate da credibilidade do  órgão diante dos estados. “Resgatar a força política da Sudene no Nordeste, tentar negociar a execução dos programas de ações e implantar uma gestão inovadora com o fortalecimento técnico da gestão vão ser as minhas prioridades”, afirmou o superintendente, acrescentando que vai também fortalecer e ampliar a articulação regional para uma maior competitividade em relação às demais regiões do país. 

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Além de Pernambuco, também integram a Sudene os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Piauí e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

De acordo com ministro da Integração, é necessário acontecer primeiramente e o mais rápido possível uma reunião com todos os governadores ligados à Sudene para definir quais as prioridades do Nordeste, assim como estabelecer uma nova política que defina a forma de aproveitar os recursos para que a Sudene possa dar apoio total à região Nordeste e aos estados de Minas Gerais e do Espírito.

O Piauí é um dos primeiros a serem  visitados por João Paulo, que enfatizou também como prioridade a educação, a ciência e tecnologia, o desenvolvimento produtivo e a sustentabilidade.

Na oportunidade, a governadora do Piauì ressaltou a importância da Sudene para a economia do Nordeste. “A Sudene sempre teve um valor enorme para o nosso povo e para o Nordeste, que é uma região tão peculiar do Brasil. Nós acreditamos e confiamos na sua experiência de grande gestor e transformador. Faça pelo Nordeste o que o senhor fez por Recife”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES