Margareth Menezes aceita convite de Lula para assumir Ministério da Cultura

A cantora concedeu entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Margareth Menezes vai comandar o Ministério da Cultura | Guilherme Mazui/g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cantora Margareth Menezes aceitou o convite do presidente eleito Lula (PT) para comandar o Ministério da Cultura a partir de 2023.

'Agradeço ao presidente Lula pela confiança, tendo a certeza de que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país', escreveu ela em seu perfil do Twitter.

Lula beija testa de Margareth Menezes, futura ministra da Cultura, durante encontro em Brasília — Foto: Ricardo Stuckert 

O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.

Lula e Margareth Menezes Foto: Ricardo Stuckert 

A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Margareth Menezes concede entrevista após se reunir com Lula em Brasília Foto: Guilherme Mazui/g1 

 Mais cedo, Margareth se encontrou com o petista no hotel onde ele está hospedado na capital federal.

"Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também", declarou a artista.

Ela acrescentou que existe a "necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura".

"Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado."

Em suas redes sociais, Lula agradeceu à Margareth por aceitar o convite. 

Obrigado, companheira @margarethmenezes por aceitar o convite de ser ministra da Cultura. Nos últimos anos, a cultura sofreu um desmonte no Brasil. E nós vamos honrar nosso compromisso de reconstruir e fortalecer o setor.

Na última sexta-feira (9), Lula anunciou cinco ministros de seu terceiro mandato:

-Fernando Haddad (Fazenda);

-José Múcio Monteiro (Defesa);

-Flávio Dino (Justiça);

-Rui Costa (Casa Civil);

-Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A expectativa é que Lula anuncie mais ministros nesta semana.

Margareth Menezes e Lula Foto; Reprodução-Instagram

Margareth Menezes

Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais  Ela também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos.

A cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas com Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.

De acordo com a colunista Andréia Sadi, a opção por um artista para comandar a pasta se assemelha à fórmula usada por Lula no primeiro mandato, quando o presidente optou por Gilberto Gil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES