Marina critica polarização eleitoral entre PT e PSDB

Senadora disse que o eleitor não está interessado “na disputa do poder pelo poder”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como parte da tática de se colocar na corrida presidencial como uma terceira via, a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), criticou nesta sexta-feira, 9, a polarização da disputa entre a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Para Marina, o eleitor não está interessado "na disputa do poder pelo poder" ou discutindo se "o currículo de Dilma é mais denso do que o currículo de Serra".

Em entrevista à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, a senadora voltou a dizer que o País não precisa de um "gerentão" e sim de visão estratégica. "Se a gente ficar debatendo quem é mais gerente, quem tem o melhor currículo, isso é diminuir, inclusive, o tamanho das biografias dessas pessoas e diminuir o tamanho do Brasil. O Brasil não precisa de um gerentão, o Brasil precisa de alguém que tenha visão estratégica", afirmou.

"Só foi possível o Plano Real porque o (ex-presidente) Fernando Henrique teve visão estratégica. Só foi possível quebrar a ideia de que não dava para crescer e distribuir renda porque o presidente Lula teve visão estratégica."

Ex-ministra do Meio Ambiente do atual governo, Marina considera que os pré-candidatos do PT e do PSDB possuem uma visão de modelo de desenvolvimento muito parecida. "As pessoas estão pensando o desenvolvimento do Brasil no século 21 como no final do século 19 e agora no século 20, sem transitar para o futuro", disse, pregando o desenvolvimento sustentável e o investimento em energias renováveis.

Ela reiterou que entrou na disputa pelo Palácio do Planalto com o objetivo de "apontar para o futuro" e contrapor o embate entre PT e PSDB. Segundo Marina, o Brasil é um país de muitas oportunidades se forem integradas as conquistas dos últimos 16 anos, como o Plano Real, no governo FHC, o Bolsa Família e os investimentos sociais no governo Lula.

"Estão olhando o Brasil de cima para baixo. É o momento de a gente olhar o Brasil de baixo para cima. Esse Brasil que está se afogando no Rio de Janeiro, esse Brasil que ainda tem 18% dos seus jovens analfabetos, esse Brasil em que as crianças entram na escola e 55% não concluem o ensino fundamental", disse.

A pré-candidata do PV admitiu novamente que considera ainda pouco provável as chances de chegar a um eventual segundo turno, mas não impossível. "Partindo do princípio de que não é impossível, estou trabalhando para tornar provável. E uma vez tornando provável, se tornará possível".

Rio

Na entrevista de 40 minutos, Marina também considerou "inaceitável" a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, onde até o fim da manhã já haviam sido contabilizados 184 mortos. "Isso é falta de uma visão de prevenção".

Na capital mineira, a senadora ainda almoça com prefeitos e líderes políticos e depois participa da posse do secretário municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, como presidente estadual do PV. O evento marcará a o lançamento da pré-candidatura do deputado federal José Fernando de Oliveira (PV) ao governo de Minas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES