Marina diz que decisão do Ibama contra Petrobras tem critérios técnicos

Marina Silva ressaltou que o processo de licenciamento segue critérios técnicos e legais e não é influenciado por fatores políticos

Ministra Marina Silva diz que Ibama adotou critérios técnicos | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reiterou que a decisão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de indeferir o pedido da Petrobras para perfuração de poço de prospecção marítima na Foz da Bacia do Amazonas (bloco FZA-M-59) foi tomada com base em critérios técnicos, não políticos. O Ibama havia negado o pedido em maio, justificando que a decisão se fundamentava nas "inconsistências técnicas" que afetariam a segurança operacional na nova área exploratória.

Durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado para discutir o tema, Marina Silva enfatizou que a recusa da licença estava relacionada a deficiências no estudo de impacto ambiental e nas soluções apresentadas pela Petrobras. A ministra destacou que essa não era a primeira vez que a licença fora negada, já que em 2018 também não foram atendidos os requisitos legais identificados pelo órgão ambiental no processo de licenciamento.

A Petrobras buscava obter licenciamento para a exploração de petróleo na Margem Equatorial, uma área considerada de alto potencial petrolífero. A equipe técnica que analisou o pedido argumentou que faltou à Petrobras uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), fundamental para identificar áreas impróprias para extração e produção de petróleo e gás, devido aos riscos e impactos ambientais significativos.

Marina Silva ressaltou que o processo de licenciamento segue critérios técnicos e legais e não é influenciado por fatores políticos. Ela também esclareceu que a decisão final sobre a exploração de petróleo na região não cabe à sua pasta, mas sim ao Comitê Nacional de Política Energética (CNPE), sob a presidência do Ministério de Minas e Energia.

A prospecção de petróleo na Foz da Bacia do Amazonas é apoiada por senadores do Amapá, um estado com cerca de 870 mil habitantes. Eles argumentam que a iniciativa poderia gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento regional. No entanto, a ministra enfatizou que a decisão sobre a matriz energética brasileira não é tomada pelo Ibama nem pelo Ministério do Meio Ambiente, mas sim pelo CNPE.

A área em questão é considerada de extrema sensibilidade socioambiental, abrigando unidades de conservação, terras indígenas, mangues, corais, esponjas e uma rica biodiversidade marinha com espécies ameaçadas de extinção. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, explicou que o debate sobre a prospecção de petróleo na região surgiu após uma tentativa fracassada de perfuração em 2012, quando a sonda utilizada quebrou devido às fortes correntes.

Agostinho também apontou preocupações com o plano de emergência da Petrobras, que propunha a base terrestre do Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna (CRD) em Belém, a uma distância considerável da locação do poço, o que poderia prejudicar a resposta a possíveis acidentes. Ele enfatizou que a Petrobras tem a capacidade de fornecer um estudo mais sólido, e a empresa apresentou recentemente um pedido de reconsideração que está sob análise.

O debate em torno da prospecção de petróleo na Foz da Bacia do Amazonas continua sendo uma questão complexa, envolvendo considerações técnicas, ambientais e econômicas, bem como o equilíbrio entre a exploração de recursos naturais e a preservação do meio ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES