Marina diz que governo e oposição manobraram para impedir ficha limpa

Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados decidiu adiar para maio a votação do projeto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV à Presidência, afirmou que o governo e os partidos de oposição --PSDB e DEM-- manobraram para impedir a votação do projeto da ficha limpa a tempo de ser válido para as eleições deste ano.

"Ficha limpa não será adotado nas eleições deste ano graças a manobra do governo, PSDB e DEM", afirma a senadora em sua página Twitter.

Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados decidiu adiar para maio a votação do projeto que estabelece a ficha limpa para os candidatos às eleições. O adiamento impede, na prática, que a nova regra possa valer nas eleições de outubro.

O projeto, de iniciativa popular, foi apresentado à Casa em setembro do ano passado. Os deputados, porém, afirmam que ainda precisam discutir melhor a matéria antes de colocá-la em votação.

O projeto encontra grande resistência na Casa especialmente por estabelecer a inelegibilidade para políticos condenados em primeira instância --desde que a decisão tenha sido tomada por um colegiado de juízes.

Os deputados governistas, em sua maioria, trabalham para que somente condenados em segunda instância fiquem inelegíveis, com o direito de recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para garantir o efeito suspensivo da condenação.

Na semana passada, a Executiva do PV aprovou resolução que impede a candidatura de integrante do partido condenado por órgão colegiado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES