Mauro Cid orientou militar a questionar segurança das urnas eletrônicas

Ajudante de ordens enviou mensagens para o coronel Wagner Oliveira da Silva para questionar a segurança das urnas

Tenente-coronel Mauro Cid | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid enviou  correspondências por e-mail contendo questionamentos sobre a segurança das urnas eletrônicas ao coronel Wagner Oliveira da Silva. Este último foi nomeado como o segundo membro mais importante na comissão do Ministério da Defesa, que estava encarregada de supervisionar a apuração dos votos nas eleições de 2022.

Os conteúdos dos e-mails dos ex-assistentes de ordens do Presidente Bolsonaro foram direcionados à CPI dos Atos Golpistas e posteriormente obtidos pelo Metrópoles. No dia 21 de julho de 2022, durante campanha eleitoral, o tenente-coronel Mauro Cid utilizou sua conta de e-mail oficial da Presidência para encaminhar uma apresentação em formato de PowerPoint ao e-mail pessoal do coronel Wagner Oliveira. 

A apresentação, com o cabeçalho do Ministério da Defesa em todas as páginas, contém tópicos a serem abordados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intitulados "Propostas das Forças Armadas Consideradas Essenciais para o Pleito Eleitoral de 2022". O documento, composto por quatro páginas, lista três pontos com propostas que alegadamente visam aprimorar a segurança e transparência das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral.

Nas mensagens do PowerPoint do coronel Cid para Wagner continham como proposta "Tornar efetivas a fiscalização e a auditoria pelas entidades fiscalizadoras em todas as fases do processo". A mensagem traz ainda a finalidade da proposta que é "aumentar a transparência, pois é uma boa prática de auditoria que ' quem faz não deve ser quem audita".

Ajudante de ordem de Bolsonaro enviou e-mail sobre proposta das Forças Armadas para as eleições, conforme reprodução, o coronel Cid enviou documento com a proposta de "Realizar o teste de integridade das urnas nas mesmas condições da votação, inclusive com a utilização da biometria do próprio eleitor da urna em teste". No powerPoint, a finalidade dessa proposta era "Reduzir a possibilidade de um código malicioso furtar-se ao teste".

O coronel Wagner Oliveira não era um simples intermediário. Na ocasião em que recebeu a correspondência por e-mail era o número dois da comissão da Defesa, composta por 10 militares, que acompanhava o trabalho do TSE. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES