Mauro Cid: Saiba quem é e qual era o papel do ajudante de Bolsonaro

Tenente-coronel, que está preso desde maio, foi escalado para a função de ajudante de ordens de Bolsonaro pouco antes da posse, em 2018, quando estava pronto para assumir uma função nos EUA.

Mauro Cid: Saiba quem é e qual era o papel do ajudante de Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um histórico de mais de duas décadas de serviço no Exército, o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid desempenhou a função de ajudante de ordens de Jair Bolsonaro durante os quatro anos de mandato do ex-presidente. A partir de 3 de maio, Mauro Cid foi detido após ser alvo de uma operação conduzida pela Polícia Federal, que visa investigar a inclusão de informações falsas relacionadas à vacinação contra a Covid no sistema do Ministério da Saúde.

No entanto, as investigações que envolvem Mauro Cid não se limitam a este caso específico. Nas próximas informações, você compreenderá quem foi Mauro Cid, como ele assumiu a posição de figura multifuncional na equipe de Bolsonaro e qual era o seu papel na administração do ex-presidente.

Aos 44 anos de idade, Mauro Cid detém a patente de tenente-coronel e é filho de Mauro César Lourena Cid, um general da reserva que compartilhou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) com Bolsonaro, situada em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro.

Em 2000, Mauro Cid concluiu sua formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ao longo de sua trajetória, ele também exerceu a função de instrutor nessa mesma academia. Adicionalmente, ele frequentou os principais cursos de capacitação militar, incluindo a Escola de Comando e Estado-Maior, sempre se destacando como um dos melhores de sua turma.

Pouco antes da posse de Bolsonaro em 2018, Mauro Cid foi designado para atuar como ajudante de ordens do ex-presidente, embora já estivesse preparado para assumir um posto nos Estados Unidos.

Apesar de possuir uma carreira acadêmica sólida, ele optou por renunciar à oportunidade de integrar uma missão nos Estados Unidos, escolhendo em vez disso servir como assessor de Bolsonaro. Por desempenhar essa função, ele recebia uma remuneração de R$ 1,7 mil, além do salário militar padrão de R$ 26 mil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES