Mauro Vieira diz que situação impede prever quando será saída de brasileiros

O ministro Vieira utilizou repetidamente o termo “libertação” ao se referir à saída do grupo da região, uma expressão geralmente associada a casos de reféns ou presos.

Mauro Vieira diz que situação impede prever quando será saída de brasileiros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou na manhã desta sexta-feira (10) que não é possível determinar quando os brasileiros deixarão a Faixa de Gaza, mesmo que já tenham recebido autorização das autoridades para fazê-lo.

"A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura", afirmou o chanceler a jornalistas no Palácio do Planalto.

Os brasileiros continuam retidos na Faixa de Gaza. O ministro Vieira utilizou repetidamente o termo "libertação" ao se referir à saída do grupo da região, uma expressão geralmente associada a casos de reféns ou presos.

O grupo, composto por 34 pessoas, incluindo brasileiros e seus familiares, aguardava para deixar o território palestino nesta sexta-feira. No entanto, foram impedidos de fazê-lo devido ao fechamento novamente da fronteira com o Egito. Eles haviam sido incluídos na lista de autorizados a sair pela passagem de Rafah, após dias de frustração.

Além disso, inicialmente, a avó de uma das brasileiras não estava incluída na lista registrada pelo Itamaraty, Shahed al-Banna, mas isso foi resolvido, segundo informações de diplomatas.

O grupo foi levado de ônibus para o posto de fronteira de Rafah, onde chegou no começo da manhã (ainda madrugada no Brasil). Os brasileiros aguardavam trâmites burocráticos em uma longa fila represada, que dava prioridade para a passagem de ambulâncias.

Mauro Vieira afirmou que, depois que a passagem foi fechada, o grupo retornou para o local em que estava alojado. Segundo ele, que disse ainda esperar que a ordem de saída prevista se mantenha, a operação será repetida nos próximos dias.

"Todo o esquema está feito e montado para o momento em que [o caminho] for novamente aberto. Às seis da manhã entram na fila e ficam aguardando a libertação."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES