McCain diz que Brasil deveria estar no G8, não a Rússia

A declaração do pré-candidato republicano fez parte de um discurso sobre política internacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador John McCain, pr?-candidato republicano ? Presid?ncia dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que o G8 (grupo que re?ne os sete pa?ses mais ricos do mundo e a R?ssia) deveria incluir o Brasil e a ?ndia, mas excluir a R?ssia.

A declara??o do pr?-candidato republicano fez parte de um discurso sobre pol?tica internacional realizado por McCain em Los Angeles, na sede californiana do instituto de pesquisas World Affairs Council.

De acordo com o senador, os Estados Unidos precisam lidar com os "perigos representados por uma R?ssia revanchista".

Uma das maneiras de fazer isso, segundo McCain, seria "garantir que o G8, o grupo de oito na?es altamente industrializadas, se torne novamente um clube das principais democracias de mercado: ele deveria incluir Brasil e ?ndia e excluir a R?ssia".

O candidato republicano acrescentou ainda que "em vez de tolerar a chantagem nuclear da R?ssia ou os seus "cyberataques", as na?es ocidentais deveriam deixar claro que a solidariedade da Otan, do B?ltico ao Mar Negro, ? indivis?vel e que as portas da organiza??o permanecem abertas a todas as democracias comprometidas com a defesa da liberdade".

Novos l?deres

McCain citou uma declara??o do presidente americano Harry Truman sobre o papel de lideran?a exercido pelos Estados Unidos: "Deus nos criou e nos colocou na atual posi??o de poder e for?a por alguma grande raz?o".

O candidato afirmou que, no s?culo 21, os Estados Unidos ainda devem seguir liderando, como no per?odo de Truman.

Mas acrescentou que o conceito de lideran?a atualmente n?o ? o mesmo do per?odo posterior ? Segunda Guerra Mundial, "quando a Europa e outras democracias ainda estavam se recuperando da devasta??o causada pela guerra, e os Estados Unidos eram a ?nica superpot?ncia democr?tica".

"Hoje, n?o estamos sozinhos", disse. "Existem poderosas vozes coletivas na Uni?o Europ?ia, e existem as grandes na?es da ?ndia e do Jap?o, da Austr?lia e do Brasil, da Cor?ia do Sul e da ?frica do Sul, da Turquia e de Israel, para citar apenas algumas das democracias l?deres."

Am?rica Latina

McCain voltou a citar outro presidente democrata dos Estados Unidos, desta vez John Kennedy, ao lembrar um afirma??o dele em rela??o ? Am?rica Latina.

"H? quatro d?cadas e meia, John Kennedy descreveu o povo da Am?rica Latina como "nossos fortes e antigos amigos, unidos pela hist?ria e pela experi?ncia e por nossa determina??o em fazer avan?ar os valores da civiliza??o americana"."

O senador acrescentou que "com a globaliza??o, o continente se tornou mais pr?ximo, mais integrado e mais independente". "A Am?rica Latina atualmente ? cada vez mais vital para o destino dos Estados Unidos", afirmou.

De acordo com MCain, "as rela?es com os vizinhos do sul devem ser regidas pelo respeito m?tuo, n?o por um desejo imperial ou por demagogia antiamericana".

A declara??o soou como uma refer?ncia ao presidente da Venezuela, Hugo Ch?vez, descrito por Washington como um l?der com pretens?es imperiais e adepto de uma pol?tica antiamericana.

O candidato republicano disse que "o contintente" poder? ser o "primeiro hemisf?rio completamente democr?tico, onde o com?rcio ? livre e cruza todas as barreiras, onde o imp?rio da lei e o poder dos livre mercados contribuem para aprimorar a seguran?a e a prosperidade de todos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES