MDS e CNJ discutem ampliação dos serviços da Família Acolhedora

O serviço de família acolhedora é uma forma de acolhimento prevista no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ministro Wellington Dias e conselheiro do CNJ | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, realizou uma reunião em Brasília com o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Richard Pae Kim, para discutir estratégias e fortalecer parcerias visando ampliar e promover a execução do serviço de família acolhedora em municípios de todo o país.

O serviço de família acolhedora é uma forma de acolhimento prevista no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em que famílias cadastradas recebem temporariamente em suas residências crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, seja por abandono ou por impossibilidade temporária da família de origem em oferecer cuidado e proteção.

De acordo com o conselheiro Richard Pae Kim, menos de 3% dos municípios brasileiros contam com esse serviço, o que demonstra a necessidade de sua implantação em todo o país. Ele ressaltou a importância de fazer cumprir a lei, criar estratégias e sensibilizar para que o serviço alcance não apenas crianças e adolescentes em geral, mas também priorizar a faixa etária da primeira infância, de zero a seis anos, de acordo com o Marco Legal da Primeira Infância.

"O Ministro Wellington Dias demonstrou grande sensibilidade em relação às questões da infância, juventude e primeira infância. Acredito que avançaremos bastante no diálogo em prol do serviço de família acolhedora", destacou Richard.

Durante a reunião, o Ministro Wellington Dias parabenizou o conselheiro por suas propostas de ação para ampliar o serviço. "Quero parabenizá-lo por nos engajar nesse tema tão importante para o país", afirmou. O encontro também contou com a presença dos secretários nacionais de Assistência Social, André Quintão, de Cuidados e Família, Laís Abramo, e de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, todos do MDS.

A secretária Laís Abramo ressaltou o trabalho significativo desenvolvido pelo CNJ na área da primeira infância. "Na reunião, discutimos como o MDS e o CNJ podem colaborar para ampliar a cobertura e a efetividade do serviço de família acolhedora, que já existe no âmbito do SUAS. Para isso, é importante sensibilizar os municípios e o judiciário, sendo o papel do CNJ fundamental nesse sentido", explicou.

Outro assunto abordado foi a preocupação em fortalecer e acelerar a prevenção e erradicação do trabalho infantil, uma grave violação dos direitos das crianças e adolescentes. Como parte de um projeto de cooperação entre o MDS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estão previstas ações como a atualização do diagnóstico sobre o trabalho infantil no Brasil, considerando também os impactos da pandemia de Covid-19, e o fortalecimento das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES