MEC divulga edital para novo Fies Social

O edital detalha as novas regras para reserva de vagas e escolha de cursos para o primeiro semestre de 2024

MEC divulga edital para novo Fies Social | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação(MEC) publicou nesta quinta-feira (7), o edital referente ao cronograma, e aos demais procedimentos do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que ofertará cerca de 112.168 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12 a 15 de março, pelo portal Acesso Único.

MUDANÇAS: O edital detalha as novas regras para reserva de vagas, 50% das vagas serão reservadas para estudantes de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para quem se enquadra nesse perfil, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais. 

Inscrição: 12 a 15 de março 

Resultado: 21 de março 

Complementação da inscrição de quem for pré-selecionado: 22 a 26 de março 

NOVOS CURSOS: Outra mudança destacada é referente às escolhas dos cursos por parte dos candidatos, que agora poderão escolher até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento. Além disso, foram incluidos cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, e também cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.

DISTRUIÇÃO DAS VAGAS: As novas regras irão ajudar a melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Com isso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados. 

CONFIRA AQUI O EDITAL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES