MEC vai encaminhar Plano Nacional de Educação somente em 2024

Há um total de 56 indicadores que podem ser mensurados, mas que não possuem valores de referência.

Plano de Educação | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, dia 8, que pretende apresentar o projeto de lei para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 no primeiro semestre do próximo ano. Apesar de a legislação atual estabelecer junho como o prazo para o envio da proposta ao Congresso Nacional, o Ministério explica que o processo não está atrasado e a meta é realizar discussões com a sociedade antes da formalização do plano. 

As discussões serão feitas em conferências municipais, que terão início em outubro, nas conferências estaduais e na conferência nacional de educação, que ocorrerá em seguida. O plano será debatido em conferências municipais, estaduais e as principais propostas serão apresentadas em conferência nacional. O MEC reconhece que o cenário é desafiador e tem trabalhado nos últimos meses em políticas para a educação básica e superior em vários aspectos. Foi constituído um grupo de trabalho consultivo e propositivo para avançar nas discussões sobre as estratégias e diretrizes do novo PNE para o período de 2024-2034.

O grupo está atualmente analisando os principais problemas e questões para estabelecer metas e estratégias. O resultado desse trabalho será debatido nas conferências municipais, estaduais e na conferência nacional de educação, com o objetivo de subsidiar a elaboração da minuta do Projeto de Lei, que incluirá diagnóstico, diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação da próxima década.

A proposta em desenvolvimento resulta de colaborações entre as secretarias do MEC e várias entidades, incluindo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Câmara dos Deputados e o Senado.

O PNE atualmente em vigor estabelece 20 metas para os gestores públicos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. Há um total de 56 indicadores que podem ser mensurados, mas que não possuem valores de referência. Além disso, o MEC tem trabalhado em várias ações relacionadas à educação básica, incluindo o programa Escolas em Tempo Integral, que tem um orçamento inicial de R$ 4 bilhões para ampliar as matrículas em tempo integral em estados e municípios. 

Também há esforços para aumentar as vagas em creches e pré-escolas e promover a alfabetização de crianças em todo o país. O governo tem investido em programas como o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para alcançar essas metas. Além disso, foi lançado o Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil em 2023, com o objetivo de garantir a expansão da oferta e regular o funcionamento de novas matrículas na educação infantil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES