Médico que assinou nota que defendia cloroquina é demitido do Ministério

Hélio Angotti Neto assinou uma nota da pasta que dizia que as vacinas contra a Covid-19 não tinham eficácia comprovada contra a doença.

Médico | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro exonerou nesta quinta-feira (8) o ex-secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, que assinou uma nota da pasta que dizia que as vacinas contra a Covid-19 não tinham eficácia comprovada contra a doença.

Neto era de Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, cargo que assumiu após deixar a posição que ocupava na época em que assinou a nota do ministério.

A nota técnica foi assinada por Neto e publicada em 21 de janeiro de 2022. Além de questionar a eficácia das vacinas contra a Covid-19, o texto também dizia que a hidroxicloroquina havia demonstrado segurança como uma tecnologia de saúde para combater a doença.

Hélio Angotti Neto foi exonerado do Ministério da Saúde - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A hidroxicloroquina não é eficaz contra a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda oficialmente o uso do medicamento para o tratamento ou prevenção do coronavírus.

Além disso, as vacinas contra a Covid são internacionalmente reconhecidas como método mais seguro de prevenção contra a doença.

Depois da repercussão negativa, o Ministério da Saúde publicou uma nova nota técnica no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), sem a tabela que dizia que hidroxicloroquina era segura. A pasta manteve os questionamentos às vacinas e o texto que defendia o medicamento ineficaz.

Meses antes da publicação da nota do ministério, em maio e dezembro de 2021, a Conitec havia aprovado diretrizes que contraindicavam o uso de remédios como a cloroquina, a azitromicina, a ivermectina prevenir ou tratar a Covid-19. Ambas foram rejeitadas pela secretaria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES