Mendonça vota a favor do marco temporal e empata julgamento; Zanin vota

Tema volta à Corte com o voto de André Mendonça, que pediu vista. Placar está 2 a 1 contra medida que limita demarcação.

STF retoma hoje julgamento do marco temporal de terras indígenas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça se manifestou à favor da aplicação do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A votação ocorre nesta quarta-feira, 30 de agosto, após retomada da discussão que foi suspensa em junho, após pedido de vista apresentado pelo ministro.

Com o voto de André Mendonça, que foi o primeiro a se manifestar na retomada do julgamento, o placar está 2 a 2. Os votos até agora são os seguintes: o relator do processo, Luiz Edson Fachin, se manifestou contra o marco temporal; Nunes Marques se posicionou a favor; enquanto Alexandre de Moraes também se opôs à tese; agora, Mendonça votou à favor, completando os quatro votos. 

"Não se trata de negar as atrocidades cometidas, mas antes de compreender que o olhar do passado deve ter como perspectiva a possibilidade de uma reconstrução do presente e do futuro. Entendo eu que essa solução é encontrada a partir da leitura que faço do que foi o texto e a intenção do constituinte originário, de trazer uma força estabilizadora a partir da sua promulgação", justificou.

A votação continua e ainda devem  emitir seus votos os ministros Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber. A presidente do STF indicou sua intenção de apresentar seu voto antes de sua aposentadoria.

A tese do marco temporal sustenta que os povos indígenas teriam direitos apenas sobre as terras que ocupavam tradicionalmente até a data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Caso essa tese seja aprovada, os povos indígenas só poderiam reivindicar a posse das áreas que ocupavam até essa data.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES