Mensalão: Ex-presidente da Câmara disse querer receber cartas na prisão

Se perder um recurso no Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente da Câmara poderá ter de começar a cumprir a pena de nove anos de prisão em regime fe

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Condenado no julgamento do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pediu aos amigos e correligionários que lhe escrevam cartas quando estiver na prisão. Se perder um recurso no Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente da Câmara poderá ter de começar a cumprir a pena de nove anos de prisão em regime fechado. O objetivo das cartas, segundo ele, é evitar a solidão do cárcere.

?Para não ficar sozinho, temos uma forma que podemos estabelecer, que eu combinei com uma jornalista ontem. Eu quero que vocês mandem cartas para mim, porque eu respondo todos vocês com certeza, vou ter muito tempo?, disse João Paulo na tarde desta quarta-feira (11) a uma plateia de assessores, militantes, jornalistas e curiosos no Anexo II da Câmara. Dali, ele seguiu para fazer um discurso no plenário da Câmara, onde atacou o relator do mensalão, o ministro do STF Joaquim Barbosa.

Ao comentar que pode perder o recurso, o deputado fez paralelo entre sua situação e a do líder sul-africano Nelson Mandela, que passou 27 anos na cadeia por combater a discriminação racial em seu país. ?Se eu for preso, corro o risco de ir pro regime fechado se eu perder o [recurso] infringente. Da minha parte, não há nenhum problema. Longe de mim me comparar ao Mandela?, afirmou João Paulo pouco antes de ser aplaudido.

O deputado distribuiu aos colegas uma revista chamada A verdade, nada mais que a verdade sobre a ação penal 470. São 56 páginas em que ele rebate as provas usadas para condená-lo no processo. Ele negou ter praticado os crimes pelos quais foi condenado. ?Eu sei o que eu fiz, o que não fiz, sei da minha vida e estou muito seguro de falar que eu nunca fiz nada errado. Se tivesse que fazer, não faria aqui?, completou João Paulo.

O ex-presidente da Câmara lembrou que a artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973) escrevia cartas a um namorado no passado e sempre enviava, simbolicamente, seu coração ao amado. Ele se comparou a ela. ?Deixo com vocês a revista, e em cada revista um pedaço do meu coração.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES