México suspende relações diplomáticas com o Equador após invasão em Quito

Violência policial gera crise diplomática entre os dois países; asilo político a ex-vice-presidente equatoriano está no centro do conflito

López Obrador | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo mexicano anunciou a suspensão das relações diplomáticas com o Equador depois que policiais invadiram a embaixada mexicana em Quito. A ação ocorreu na noite de sexta-feira (05), quando um grupo de policiais equatorianos foi até o local para prender Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador condenado por corrupção, que havia recebido asilo político do México.

O presidente mexicano, López Obrador, denunciou a invasão como uma violação do direito internacional e da soberania do México. Ele anunciou a suspensão das relações diplomáticas através das redes sociais, instruindo seu chanceler a emitir uma declaração sobre o ocorrido e a agir legalmente.

Segundo a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, os locais de missões de um país em outro são invioláveis, e a entrada de agentes de estado depende da autorização do chefe da missão estrangeira. A prisão de Glas levou a uma escalada da tensão entre os dois países, com o Equador acusando o México de violar acordos de asilo político.

A crise entre México e Equador ganhou força após declarações de López Obrador sobre as eleições equatorianas de 2023, nas quais comparou o assassinato de um candidato à Presidência equatoriano com a violência na temporada eleitoral mexicana. Em resposta, o Equador declarou a embaixadora mexicana "persona non grata", agravando ainda mais a situação diplomática entre os países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES