Michel Temer diz que convidou Bolsonaro para viagens internacionais

Temer fez um pronunciamento ao lado do presidente eleito

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Michel Temer informou nesta quarta-feira (7) ter convidado o presidente eleito Jair Bolsonaro a acompanhá-lo em viagens internacionais que fará até o fim deste ano. A posse de Bolsonaro está marcada para 1º de janeiro.

Temer fez um pronunciamento no Palácio do Planalto ao lado de Bolsonaro após eles se reunirem. O encontro marcou o início formal da transição de governo.

"Convidei o presidente Bolsonaro, se ele puder, para fazer viagens comigo para o exterior. Tenho viagens programadas, mencionei até o G20, será agora no fim do mês, não sei se o presidente poderá. Mas disse a ele que, quando ele queira, nós poderemos ir juntos para o exterior", afirmou Temer.

O G20, que reúne as 20 principais economias do mundo, acontecerá em Buenos Aires (Argentina) entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Pela agenda, Temer também irá ao Chile no próximo dia 21 e à Cúpula Ibero-Americana, na Guatemala, entre os dias 15 e 16.

Projetos no Congresso

Ainda no pronunciamento, no qual não respondeu a perguntas, Michel Temer disse ter pedido ao presidente eleito que informe os projetos de interesse do futuro governo no Congresso Nacional.

Desde os últimos dias, Bolsonaro tem defendido que a Câmara aprove ainda neste ano algum item da proposta de reforma da Previdência Social proposta pelo governo Temer.

"Pedi para o presidente eleito que nos mandasse eventuais projetos que estejam em andamento na Câmara e no Senado. O que houver interesse para ser aprovado, envidaremos todos os esforços para que sejam aprovados", disse o presidente.

Pronunciamento de Bolsonaro

No pronunciamento no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse ter conversado sobre vários assuntos com Temer, "entre eles, obviamente, a governabilidade".

Na avaliação do presidente eleito, Temer está disposto a colaborar "com o que for possível" durante a transição.

"Manifestei a ele [Temer] que o procurarei mais vezes até o final do ano para que, juntos, possamos fazer uma transição de modo que os projetos de interesse do nosso Brasil continuem fluindo dentro da normalidade", declarou Bolsonaro.

À imprensa, o presidente eleito agradeceu a Temer pela "gentileza e a cortesia" durante o encontro, acrescentando que poderá procurá-lo novamente em 2019.

"Se preciso for, a partir do ano que vem, voltaremos a pedir agenda, porque tem muita coisa que continuará. O Brasil não pode se furtar do conhecimento daqueles que passaram pela Presidência. Isso será útil a todos nós", concluiu o presidente eleito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES