Michel Temer é reeleito presidente do PMDB e fica mais perto da vice na chapa de Dilma

A sucessão presidencial não seria o tema principal, mas acabou dominando a cena

Avalie a matéria:
Temer é reeleito presidente do PMDB | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PMDB conseguiu reeleger, por aclamação, o deputado federal Michel Temer (SP) como presidente do partido neste sábado (6) apesar da resistência dos diretórios de Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo. Temer é o nome cotado para a vaga de vice na chapa da pré-candidata do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência. De um total de 597 votos, Temer foi eleito com 591. Dois votos foram nulos e quatro brancos.

A convenção do partido, que ocorreria no dia 10 de março, foi antecipada justamente para dar musculatura a Temer e enfraquecer a possibilidade de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central e recém- filiado ao PMDB, ser o companheiro de chapa de Dilma.

A sucessão presidencial não seria o tema principal, mas acabou dominando a cena. Os ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, compareceu ao evento e comemorou antes da eleição, no Twitter, o nome de Temer.

-Temer deve ser reconduzido a presidência:ótima noticia!!!

O ministro das Comunicaçoes, Helio Costa (PMDB-MG), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima ? que concorre ao governo da Bahia com o petista Jacques Wagner - e o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, manifestaram apoio aberto à Michel Temer como vice de Dilma. Todos querem a eleita de Lula em seus palanques.

Oficialmente, tanto Temer quanto Meirelles despistaram o assunto. O presidente do Banco Central assegurou que até o começo de abril dedicará toda a sua atenção ao BC.

- Tenho compromisso com o presidente e com o país. No final de março, aí sim, devo pensar e tomar uma decisão: se fico no BC ou se vou contemplar alguma via eleitoral. Estou totalmente focado no BC. Meu compromisso é com a economia brasileira e apenas no final de março devo tomar uma decisão.

Houve quem defendesse a candidatura própria do PMDB à Presidência da República. como o deputado Darcisio Perondi (PMDB ?RS) presidente da Frente Parlamentar pela Saúde.

- Ainda há tempo para contruirmos a candidatura própria.

Essa também é a avaliação da presidente do PMDB feminino no RS, Eunice Flores.

- Entendo que o PMDB já deu o apoio político para muitos políticos que não nasceram no PMDB, é preciso parar para refletir. Quero apelar para a sensibilidade dos nossos líderes.

Gaúchos e paranaenses apóiam o nome do governador do Paraná, Roberto Requião, à Presidência da República. Mas o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defende com veemência uma aliança com o PT.

- Nós temos uma identidade com a causa popular .Vamos aceitar o desafio de construir juntos a continuidade dos programas sociais nesse novo patamar que o Brasil alcançou, com o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Caso a aliança se concretize e Temer seja escolhido vice de Dilma, terá que se licenciar da presidência do PMDB. Em em seu lugar, quem assumirá o comando do partido será o senador Valdir Raupp, eleito hoje para vice-presidente do partido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES