Michel Temer rejeita pedido do PR e dará posse a suplente de Clodovil Hernandes

O suplente é contrário ao aborto e à união civil entre homossexuais.

Vaga de Clodovil na Câmara | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), assinou na noite desta segunda-feira (23) um ato indeferindo o pedido do PR para ficar com a vaga do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), que morreu na semana passada. Com a recusa, deve acontecer na tarde desta terça-feira (24) a posse de Jairo Paes de Lira (PTC-SP) na vaga de Clodovil.

O PR decidiu brigar pelo mandato porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia autorizado Clodovil a trocar de partido sem perder o mandato. Eleito pelo PTC, Clodovil alegou perseguição política para deixar a agremiação e ingressar no PR.

Para a Câmara, no entanto, o que vale, na questão da posse do suplente, é o resultado da eleição. Por isso será conduzido ao cargo o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo Jairo Paes de Lira (PTC-SP). Ele obteve cerca de 7 mil votos, ficando como o segundo mais votado da chapa do PTC, atrás apenas de Clodovil, que teve quase 500 mil votos.

Por questões burocráticas, a Câmara ainda não marcou a data da posse do suplente, mas a previsão da Secretaria Geral da Mesa é que Lira assuma na tarde desta terça-feira (24). Restará ao PR recorrer à Justiça após a posse. Uma possibilidade levantada pelo partido é entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão de Temer.

Em entrevista concedida em 2006 ao G1 , Lira se definiu como "linha dura". Afirmou ser favorável à pena de morte e contrário ao aborto e à união civil entre homossexuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES