Microrregião de água e esgoto vai fortalecer municípios, diz Regina Sousa

Governadora diz que seminário vai esclarecer as dúvidas dos prefeitos sobre a microrregião.

Governadora na abertura de seminário sobre saneamento básico | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O modelo de regionalização do saneamento básico foi discutido em seminário nesta quarta-feira, 1º de junho, na sede da APPM. Na abertura do evento, a governadora Regina Sousa destacou a importância do seminário para esclarecimento de dúvidas dos prefeitos dos 224 municípios piauienses.

O Brasil já tem aprovado o Marco Regulatório do Saneamento Básico, Lei Nº 14.026, de 15 de junho de 2020, que determina que todos estados e municípios até o ano de 2033 tenham universalizado os sistemas de águas e esgotos.

No evento, foram esclarecidos detalhes de temas relacionados à instalação da Microrregião de Água e Esgoto (MRAE), aprovada pela Assembleia Legislativa, que exercerá funções públicas de interesse comum, o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.

Governadora Regina Sousa destaca que saneamento será universalizado com a união dos entes federados (Ravena Lages)

Pacto Federativo deve funcionar efetivamente

Segundo a governadora, o saneamento é uma iniciativa em que o Pacto Federativo deve funcionar verdadeiramente. "As grandes questões, como saneamento, só funcionam com a presença dos entes da Federação", disse, enfatizando que ninguém faz saneamento sozinho e a discussão sobre esse tema está atrasada. "Felizmente o marco legal foi feito e temos um prazo apertado para agir", disse, enfatizando que este seminário é realizado para corrigir e melhorar algumas propostas do sistema de microrregião.

Regina Sousa explica que a regionalização tem como objetivo fortalecer os municípios, pois certamente a universalização do saneamento básico e o fornecimento de água terão recursos da iniciativa privada. Então, dessa forma, a regionalização vem para agregar e fortalecer os municípios para atração da iniciativa privada.

Segundo a governadora, sem a microrregião de água e esgoto, há municípios que poderão ficar de fora por não ser viável para iniciativa privada. "Trabalhar a microrregião significa proteger a todos, grandes e pequenos, pois um município sozinho pode não atrair investimentos de empresas privadas para o saneamento básico", explica.

Regina diz que a lei do saneamento básico no Piauí nasceu na vice-governadora antes mesmo do Marco legal aprovado no Senado. "Fizemos uma adaptação para adequar ao marco legal e esperamos que neste seminário as dúvidas sejam esclarecidas, pois o Piauí não pode ficar para trás no saneamento básico", disse.

Governadora Regina Sousa em abertura de seminário (Ravena Lages)

Saneamento é trabalho e caro

De acordo com a governadora, fazer saneamento é trabalhoso e caro e declarou que nenhum gestor quer tirar a autonomia dos municípios. "A universalização do saneamento vai ser um trabalho em conjunto. A Federação vai ter que estar inteira, presente com todos os entes, para superar os desafios de universalizar o saneamento básico", declarou´.

Segundo a governadora, o Marco Legal aprovado no Senado sugere a regionalização e os municípios serão ouvidos no seminário para inclusão de propostas neste processo que está apenas começando. "Municípios e estados vão trabalhar juntos na questão do saneamento que perpassa o poder pessoal de alguém. Trata-se de uma questão nacional, federativa e está na Constituição, portanto, tem que ser feito independente de quem esteja no Governo", declarou.

O presidente da APPM, prefeito Paulo César, disse que os prefeitos não questionam a regionalização, mas a participação mais efetiva dos municípios nesse processo de implantação e funcionamento da microrregião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES