Milhares de pessoas fazem marcha contra a corrupção no DF

Mais de 10 mil fazem marcha contra a corrupção em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de dez mil pessoas, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), ocupavam por volta das 12h40 a Praça dos Três Poderes, em Brasília, em uma marcha organizada para combater a corrupção no País. O movimento surgiu nas redes sociais e teve presença de pelo menos 30 mil pessoas na manifestação do dia 7 de setembro.

Com uma granfe faixa representanto uma pizza, os manifestantes cruzaram por prédios públicos, como o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, gritando palavras de ordem. Eles cobram o fim do voto secreto e defendem o Conselho Nacional de Justiça, que pode perder poderes de investigação.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participou da mobilização e defendeu a atuação do CNJ. "O combate à corrupção, de modo geral, passa pelo fortalecimento da justiça. O CNJ forte é o sinônimo de justiça transparente", disse o presidente da OAB.

A estudante de direito Flávia Arratia, 30 anos, levou o marido e o filho para a manifestação. Para ela, é importante não ficar de braços cruzados ante a corrupção. "É uma palhaçada os políticos gastarem o dinheiro do povo, que podia ser revertido em saúde ou educação, por exemplo", disse.

A aluna do ensino médio Caroline Valle, 16 anos, compartilha da mesma indignação. Para ela, é mais vantajoso gastar o tempo do seu feriado neste movimento. "É preciso agir. Se ficarmos parados, os desmandos vão continuar", disse.

A participação da juventude no movimento é um sinal de esperança na continuação da luta pelos direitos para o veterano Francisco Costa, médico de 71 anos. Com experiência em grandes movimentos como as "Diretas Já" e o "Fora Collor", ele diz que sua participação na marcha é apenas uma consequência de sua vida de manifestações. "Esse é um prolongamento de uma vida de engajamento político", disse. Ele contesta o sentimento de que os movimenots organizaram estejam mais apáticos e se mostra satisfeito com a presença de vários jovens no movimento. "A coisa que me deixa mais otimista são os jovens", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES