Minha Casa, Minha Vida: Quem recebe Bolsa Família não precisará pagar parcelas

Isenção foi publicada em portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Quem recebe Bolsa Família não precisará mais pagar o Minha Casa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (28), foi divulgada uma portaria pelo Ministério das Cidades, estabelecendo a isenção de pagamento de prestações de imóveis adquiridos pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A isenção abrange os contratos subsidiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), conforme estabelecido na portaria governamental que delimita os patamares de renda e contribuição financeira dos beneficiários para a quitação dos contratos do programa.

Anteriormente, na faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, direcionada a famílias com renda mensal bruta até R$ 2.640, a norma estabelecia que essas famílias pagassem uma pequena porcentagem do valor do imóvel financiado. Em certos casos, o subsídio do governo poderia cobrir até 95% do valor, resultando em um pagamento de apenas 5% pela família.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelos contratos, terá um prazo de 30 dias para regulamentar e implementar as novas regras.

"Após esse período, os contratos já firmados que se enquadrem nas condições da isenção terão suas cobranças suspensas", afirmou o Ministério das Cidades.

A portaria do governo também reduz a quantidade de prestações para quitação do contrato, de 120 para 60 meses, nas unidades contratadas pelo Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU).

O documento ainda estipula a redução, de 4% para 1%, da parcela paga pelos beneficiários nos contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES