Ministério da Justiça anuncia força penal contra crime organizado

A coordenação da Força Penal Nacional ficará a cargo da Polícia Penal Federal.

Governo vai criar Força Penal contra crime organizado | Wilson Dias/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a criação da Força Penal Nacional (FPN) como parte de uma estratégia para promover a integração do sistema penitenciário brasileiro e combater o crime organizado dentro e fora das prisões. A medida, divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14), visa reunir profissionais do sistema penal para aplicar técnicas especializadas administrativas, assistenciais, gerenciais, de capacitação e atuar em situações de crise.

O sistema da FPN será estruturado em dois eixos principais: a descapitalização das facções criminosas e a melhoria da estrutura do sistema penitenciário. O ministro Flávio Dino explicou que o grupo seguirá princípios e diretrizes, incluindo a proteção dos direitos humanos, promoção da cidadania, dignidade humana e respeito aos direitos individuais e coletivos.

A coordenação da Força Penal Nacional ficará a cargo da Polícia Penal Federal, responsável pelo planejamento e articulação das atividades em conjunto com os estados, o Distrito Federal e órgãos de execução penal. A força poderá ser empregada em qualquer unidade federativa mediante solicitação do governador em situações de crise, ou do secretário de administração penal para apoio na gestão ou capacitação.

Durante o lançamento do programa em Brasília, o ministro Flávio Dino destacou a importância da participação das diferentes esferas do governo e das agências de segurança em todo o país para superar as crises no sistema penitenciário. Ele enfatizou a institucionalização de mecanismos de parceria bem-sucedidos e anunciou investimentos em equipamentos, como localizadores de equipamentos eletrônicos, para fortalecer a atuação da Força Nacional Penal no combate ao crime organizado no sistema penitenciário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES