Ministério Público Eleitoral defende cassação de Sérgio Moro

Caso o julgamento não seja finalizado nessa sessão, o TRE-PR agendou datas adicionais, nos dias 3 e 8 de abril, para a conclusão do caso

Senador Sergio Moro | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou, nesta segunda-feira, 1º de abril, parecer favorável à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR)Durante uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o procurador Marcelo Godoy expôs a argumentação do MPE em dois processos onde o PT e o PL acusam Moro de abuso de poder econômico por supostas despesas irregulares na fase de pré-campanha em 2022.

O QUE ACONTECEU: Em 2021, quando Moro era filiado ao Podemos, ele iniciou atividades de pré-campanha para a Presidência. A acusação argumenta que essas ações proporcionaram uma "desvantagem ilícita" aos outros candidatos ao Senado, em razão dos "vultosos investimentos financeiros" feitos antes de Moro migrar para o União e concorrer ao Senado.

O QUE DIZ A ACUSAÇÃO: Especificamente, as acusações apontam para gastos da ordem de R$ 2 milhões do Fundo Partidário, utilizados na cerimônia de filiação de Moro ao Podemos, produção de vídeos de promoção pessoal e serviços de consultoria eleitoral.

O QUE DIZ O MPE: Na apresentação, o procurador reafirmou a recomendação pela cassação, emitida em dezembro do ano anterior, mencionando que parte dos gastos beneficiou Moro pessoalmente.

"A procuradoria se coloca favorável à aceitação parcial das reivindicações, visando reconhecer o abuso de poder econômico, resultando na cassação da chapa eleitoral vencedora e na declaração de inelegibilidade de Moro [o titular] e de Luiz Felipe Cunha [o primeiro suplente]", declarou Godoy.

O julgamento seguiu com a expectativa do voto do relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, com a possibilidade de participação de mais seis magistrados na votação. Caso o julgamento não seja finalizado nessa sessão, o TRE-PR agendou datas adicionais, nos dias 3 e 8 de abril, para a conclusão do caso. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES