Ministério Público lança Plano Estratégico para se adequar as determinações do CNMP

O documento, reúne 454 ações estratégicas que deverão ser executadas até 2022.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em setembro do ano passado, uma equipe do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) visitou o Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho no Piauí para analisar documentos e coletar uma série de informações, dentre elas, a estrutura física e de recursos humanos, execução orçamentária, cumprimento de determinações constitucionais, legais e das resoluções do CNMP. O relatório apontou a abertura de 180 processos investigatórios e recomendações pelas quais o Ministério Público do Piauí deveria se adequar.

Algumas dessas recomendações fazem parte, agora, do Planejamento Estratégico lançado ontem pelo órgão. O documento, reúne 454 ações estratégicas que deverão ser executadas até 2022. Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Planejamento Estratégico, Cléia Fernandes, o plano foi elaborado atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas da União e sua elaboração foi iniciada ainda em junho, antes mesmo da inspeção do CNMP. ?Começamos os trabalhos ainda em agosto, fazendo um relatório do que estava errado e como poderíamos solucionar?, informa.

A proposta, de acordo com a promotora, é traçar metas que visem reorganizar o órgão para os próximos 12 anos. ?O plano é muito dinâmico. Mas ele irá fundamentar as decisões administrativas e subsidiar as ações dos promotores para que possamos promover uma administração mais eficaz focada em resultados para a sociedade?, adianta. Reconhecendo que, durante as inspeções, o CNMP exigiu a correção das irregularidades, Cléia Fernandes, destacou que o Ministério Público do Piauí conta com uma série de fragilidades que, com o plano, a meta é superá-las. ?Vamos focar no que pode ser feito daqui para a frente?, diz.

Na inspeção do CNMP foi exigida a correção de irregularidades, como pagamento de horas-extras, diárias, salários e contratações irregulares. "Estabelecemos um conjunto de indicadores que ficaremos monitorando e fiscalizando. È com base neles que iremos avaliar os resultados das ações implementadas. Mas o sucesso do plano depende do engajamento de todos os servidores?, conclui. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES