Ministra da Saúde diz que avalia reparação para órfãos da pandemia de Covid

Nísia Trindade afirmou que o presidente Lula tem 'preocupação' com a 'reparação' para menores de 18 anos.

Ministra da Saúde diz que avalia reparação para órfãos da pandemia de Covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou na última sexta-feira (24) que há uma "possibilidade" de estabelecer uma "compensação" para indivíduos menores de 18 anos que perderam seus pais devido à pandemia de Covid-19.

A discussão surgiu quando Nísia foi indagada sobre a perspectiva do governo em conceder algum benefício, semelhante à pensão destinada aos filhos de pessoas com hanseníase que foram compulsoriamente internadas ou isoladas até 1986.

Nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que viabiliza essa pensão para os filhos separados de pais com hanseníase.

Nísia afirmou que exista uma "prospecção" dos menores de 18 anos impactados pela Covid, "sobretudo, que ficaram órfãos ou de pai e mãe".

"Existem estudos com essa estimativa e existe, sim, a preocupação do presidente Lula com essa reparação. Isso não é uma ação só da Saúde, naturalmente, tem que ser uma ação também de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Mas existe possibilidade", disse.

A pandemia matou mais de 700 mil pessoas no Brasil em três anos. O combate à Covid no Brasil foi marcado por ações do então presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a vacinação e a favor de aglomerações e de medicamentos que a ciência comprovou serem ineficazes.

Em 2021, uma lei foi aprovada estabelecendo a compensação financeira para familiares de profissionais da saúde mortos em decorrência da doença. O texto chegou a ser vetado por Bolsonaro, mas o veto foi derrubado pelo Congresso.

O governo recorreu então ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas a corte considerou a lei constitucional em agosto de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES