Ministra Dilma chama oposição de “patética”

O tom do discurso foi motivo de brincadeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pré-candidata às eleições presidenciais de 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), fez um discurso de cerca de 30 minutos no 12º Congresso do PCdoB em que atacou a oposição, chamando-a de "esdrúxula" e "patética".

O tom do discurso foi motivo de brincadeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É preciso tomar muito cuidado com a Dilma, ela fez um discurso muito longo para quem é pré-candidata", disse Lula antes de iniciar seu pronunciamento, de mais de uma hora. "Os que vão fazer o Brasil avançar não serão aqueles que nos imobilizaram num modelo neoliberal por tantos anos.

As forças do passado mais uma vez tentam se organizar e, para isso, usam velhas e surradas táticas. Tentam ser astutos ao tentar fragmentar a base aliada do governo Lula, são patéticos ao tentar confundir as pessoas, dizer que nossos modelos são parecidos, que nossa política econômica é a mesma. (...) São patéticos ao dizer que o Bolsa Família é continuidade do Vale Gás e do Bolsa Escola", disse Dilma, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. "Não se iludam.

A luta vai ser muito dura. Nosso projeto de nação cria muitas animosidades. Esse governo jamais cruzou os braços. O país que nós recebemos e o que nós deixaremos são muito diferentes. O povo vai saber comparar", afirmou Dilma. Já Lula usou parte do tempo de sua fala para rebater as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em um artigo, o tucano afirmou que se Dilma ganhar em 2010 sobrará ao Brasil um "subperonismo" - em referência ao ex-presidente argentino Juan Domingo Perón - e "uma burocracia sindical aninhada no Estado". "Nós não temos a sapiência dos sociólogos.

Essa semana fui chamado de analfabeto, de ditador, (...) e nessa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano. Eu compreendo o ódio, o intelectual que está assistindo um operário que só tem o quarto ano primário - e não tenho vergonha de dizer - ganhar tudo o que ele imaginava que pudesse ganhar e não ganhou por incompetência é muito difícil. É muito engraçado, tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de estudo que você tem, não tem nada mais burro que isso", disse o presidente, fazendo referência também a Caetano Veloso, que o chamou de "analfabeto" em uma entrevista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES