Ministra Marina Silva recebe ambientalistas do Piauí; veja com foi encontro

Para o jornalista André Pessoa que lidera a campanha em defesa da Serra Vermelha em conjunto com uma série de entidades, entre eles, a ambientalista Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí, essa é uma vitória da natureza brasileira.

André Pessoa com a ministra Marina Silva com o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu na última sexta-feira, Dia da Caatinga, os ambientalistas André Pessoa, Toni Nogueira e Maria Conceição Araújo. O encontro foi para celebrar o compromisso do Governo Federal em proteger a região da Serra Vermelha, no Piauí.

Na quarta-feira, na Câmara dos Deputados, eles já tinham sidos convidados pelo deputado federal Merlong Solano (PT), para o lançamento no Parlamento do livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, de André Pessoa.

André Pessoa mostra o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, para Marina Silva. (Foto: Divulgação)

O encontro reuniu os principais ambientalistas do Brasil e das ONGs que lutam pela Mata Atlântica, num debate sobre a preservação da Serra Vermelha, área entre os municípios de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá, com enclaves de floresta tropical.

Instituições como a SOS Mata Atlântica, Associação de Preservação do Meio ambiente e da Vida, Instituto Ecológico Caatinga, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradas da Caatinga e Movimento Nacional de Direitos Humanos participaram do encontro.

Merlong Solano (C) durante encontro em defesa da Serra Vermelha. (Foto: Divulgação)

Na reunião na sede do ministério do Meio Ambiente com o secretário executivo do órgão, João Paulo Capobianco, ficou garantida a preservação da região da Serra Vermelha.

Essa foi uma grande vitória da campanha SOS Serra Vermelha que há 17 anos luta pela preservação da região e contra os projetos de desmatamentos e carvoarias que ameaçavam toda a Chapada da Serra Vermelha.

André Pessoa e a ministra Marina Silva com o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador. (Foto: Divulgação)

O anúncio oficial da garantia de preservação da Serra Vermelha deve ser feito nos próximos meses num evento organizado pelo próprio MMA.

Emoção no encontro

Durante o encontro com a ministra Marina Silva, a ambientalista e defensora dos direitos humanos, Maria Conceição Araújo, mais conhecida como dona Cecé, cantou para ministra e seus principais assessores deixando todos emocionados.

Marina Silva recebeu o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, de André Pessoa. (Foto: Divulgação)

Marina fez questão de convidar dona Cecé para cantar nas comemorações do Dia do Meio Ambiente que deve acontecer em Brasília no próximo mês de junho e também no anúncio oficial da preservação da, Serra Vermelha.

Para o jornalista André Pessoa que lidera a campanha em defesa da Serra Vermelha em conjunto com uma série de entidades, entre eles, a ambientalista Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí, essa é uma vitória da natureza brasileira. "Talvez ainda seja cedo para nossa sociedade entender a importância desse movimento em defesa da Serra Vermelha, São mais de 400 mil hectares protegidos. Somente as novas gerações saberão reconhecer nossa luta", explicou. 

Marina Silva com o livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, de André Pessoa. (Foto: Divulgação)

André Pessoa também fez questão de homenagear in-memorian o biólogo e presidente da Fundação Rio Parnaíba, Francisco Soares, e a professora Raquel Fernandes, ambos decisivos no início da campanha na década de 2000.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES