Ministra Maria do Rosário vai lançar programa no Estado do PI

O Governo Federal pretende investir R$ 7,5 bilhões no Plano Nacional para Pessoas com Deficiência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou ontem que o Governo Federal pretende investir R$ 7,5 bilhões no Plano Nacional para Pessoas com Deficiência ? Viver Sem Limite, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011. A deputada estadual Rejane Dias (PT) e o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí, Helder Jacobina, participaram na última quarta-feira da reunião com Secretários Estaduais da Política da Pessoa com Deficiência, para detalhamento do plano.

De acordo com Rejane Dias, o Plano Viver sem Limites terá quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. A parlamentar confirmou a visita da ministra ao Piauí para o lançamento do Plano. ?Vai envolver a ação de todos os estados e municípios. A visita da ministra ao Piauí para lançamento do plano em nosso Estado deve acontecer ainda este semestre?, destacou a deputada.

Durante a reunião, representantes do Ministério da Saúde elogiaram a atuação do Piauí na inclusão da pessoa com deficiência, lembrando a prioridade que a área teve quando o senador Wellington Dias era governador do Estado.

?Fico muito feliz de ver que o trabalho ao qual nos dedicamos trouxe resultado e hoje é tido como referência em todo o Brasil?, ressaltou Rejane.

Na área de saúde, as ações envolvem protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no Sistema Único de Saúde (SUS), qualificação da rede de habilitação e reabilitação, criação de centros de saúde com veículos acessíveis dentre outros. O programa Minha Casa, Minha Vida disponibilizará 1,2 milhão de moradias adaptadas para cadeirantes, além de kits de acessibilidade conforme a deficiência do morador.

Dentro do eixo de inclusão social, o governo regulamentou o acesso ao trabalho para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES