Ministro Carlos Lupi garante que vai reduzir fila do INSS até dezembro

Em agosto, mais de 1 milhão de brasileiros deram entrada em algum pedido pelo “Meu INSS” ou na Previdência Social

Ministro Carlos Lupi em audiência na Câmara dos Deputados | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quarta-feira, 20, durante audiência na Câmara dos Deputados, a intenção de diminuir a fila de concessão de benefícios do INSS até o término deste ano. Ele está confiante nas "ações estruturantes" que planeja implementar, incluindo informatização, análise documental sem a necessidade de perícia através do serviço ATESTMED, integração de dados com outras instituições federais (Marinha e Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento e Assistência Social) e o lançamento do Programa PREVMóvel para oferecer atendimento itinerante.

Carlos Lupi destacou que a redução da fila é o principal desafio da Previdência, especialmente diante do significativo aumento nas solicitações de benefícios. Em agosto, mais de 1 milhão de brasileiros deram entrada em algum pedido pelo "Meu INSS" ou na Previdência Social, estabelecendo um recorde na história do órgão.

Além de resolver a questão da fila acumulada de governos anteriores, Lupi enfatizou a importância de avaliar os pedidos atuais. Ele expressou sua determinação em enquadrar esses pedidos dentro do prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias, até o final de dezembro, considerando isso como o maior desafio de sua vida.

O ministro reafirmou o papel crucial desempenhado pela Previdência, que atualmente atende a mais de 38 milhões de brasileiros com um custo mensal de R$ 50 bilhões. Ele ressaltou que 60% dos municípios brasileiros dependem financeiramente do dinheiro da Previdência, o qual sustenta aposentados e pensionistas. Carlos Lupi salientou que é necessário abordar esse grande programa social não apenas com base em números matemáticos de superávit ou déficit.

Durante a audiência na Comissão de Previdência da Câmara, vários deputados, como Márcio Honaiser (PDT-MA), Rogéria Santos (Republicanos-BA), Leo Prates (PDT-BA) e Capitão Alberto Neto (PL-AM), prometeram oferecer apoio orçamentário ao Programa PREVMóvel por meio de emendas individuais.

A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) enfatizou a contribuição de dois projetos de lei recentemente relatados por ela: o primeiro, já aprovado pelo Plenário da Câmara, tem o objetivo de proteger idosos e vulneráveis contra fraudes nos empréstimos consignados (PL 2131/07), enquanto o segundo, aprovado na Comissão de Previdência, facilita a "teleperícia" e a análise remota de documentos (PL 1140/23).

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado foi o foco da audiência com Carlos Lupi, depois que o deputado Capitão Alberto Neto propôs a transformação da convocação em convite na Comissão de Previdência. Alberto Neto argumentou que as recentes mudanças nas taxas de juros do consignado estão levando idosos e pessoas carentes a buscar "créditos predatórios". Ele observou que o empréstimo consignado é usado principalmente para adquirir remédios e pagar dívidas.

Carlos Lupi explicou que as alterações nas taxas de juros foram determinadas pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), que inclui representantes do governo, empregadores, aposentados, pensionistas e trabalhadores ativos. Essas mudanças visam aumentar a sustentabilidade econômica do sistema, utilizando uma nova taxa de referência (de 16,10% para 20,12%), que, combinada com a inflação, determina a atual taxa de 1,91% para o consignado em benefícios previdenciários.

Na audiência, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) ressaltou a "perversidade" do empréstimo consignado, devido aos descontos compulsórios nos contracheques dos beneficiários, deixando-os sem poder de negociação em relação à dívida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES