Ministro da Integração analisa liberação de recursos para Teresina

A obra contempla de drenagem na região do Portal da Alegria

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou ao prefeito  Firmino Filho que vai estudar a liberação de recursos para execução de uma obra emergencial de drenagem na região do Portal da Alegria, zona Sul de Teresina. A notícia foi dada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira(13), no gabinete do ministro, em Brasília. Também participaram do encontro  o secretario executivo de Planejamento, José João de Magalhães Braga Junior e o representante do Sinduscon, José Luis Fortes.

A região a ser beneficiada com a obra de drenagem conta com aproximadamente 10 mil residências e vem sofrendo com inundações no período das chuvas. A maior parte da casas foi construída por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido pela Caixa, cujos representantes também participaram da reunião com o ministro.

De acordo com a Prefeitura de Teresina,  seriam necessários cerca de R$ 19,5 milhões nesse  primeiro momento para a construção de duas bacias de contenção e mais um canal. “Diante da gravidade do problema, essa é uma das nossas prioridades em termos de drenagem. E existe, por parte do governo federal, um compromisso e uma responsabilidade para resolver essa questão”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

A obra completa de drenagem na região do Portal da Alegria está orçada em R$ 208 milhões, segundo o projeto básico já realizado na área com apoio do Ministério das Cidades.

O ministro Gilberto Occhi informou ao prefeito que ainda vai provocar o Ministério do Planejamento para definir como será atendida a demanda. “É possível, sim, a obra ser executada pelo Ministério da Integração Nacional, através da nossa Secretaria de Infra Estrutura Hídrica. Por outro lado, vamos conversar com o Ministério do Planejamento, que vai indicar qual seria o melhor caminho. O apoio também poderá será feito pelo Ministério das Cidades, que já acompanhou a elaboração de todos os projetos de macrodrenagem em diversas bacias de Teresina”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES