Ministro da Justiça afirma que não fará pré-julgamentos

Segundo ele, críticas não reduzirão as operações da Polícia Federal

Ministro da justiça | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou nesta quarta-feira (10) que não vai fazer pré-julgamentos sobre o escândalo que atinge o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), e aliados desde o fim de novembro do ano passado. Ele avisou que não se pronuncia sobre o caso, porque não teve acesso ao inquérito que investiga as denúncias.

“A Polícia Federal está investigando o assunto, o inquérito está aberto, vou agudar informações mais precisas desse inquérito nesse caso. Prefiro não fazer pré-julgamentos, não avaliar essa questão antes de conhecer o inquérito que está mão na PF”, disse Barreto. Ele tomou posse nesta quarta como novo ministro da Justiça, em substituição a Tarso Genro, que deixa o governo para se dedicar a sua candidatura ao cargo de governador do Rio Grande do Sul.

“Temos um Ministério Público [MP] atuante, nós temos instituções funcionando no Brasil. Acreditamos na credibilidade dessas instituições. A polícia faz o seu trabalho, o MP faz o seu trabalho, que permite que acreditemos que tudo será julgado de maneira justa. Acho que esse é o ponto, o resto são questões políticas”, destacou o ministro sobre o mensalão do DEM.

O escândalo de corrupção no DF veio à tona no dia 27 de novembro quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora. O suposto esquema de distribuição de propina foi denunciado pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa. O inquérito que envolve o governador do DF e deputados distritais, além de empresários e membros do governo, tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Polícia Federal

Perguntado sobre a atuação da Polícia Federal durante sua gestão a frente do Ministério da Justiça, Barreto disse que nenhuma crítica irá atingir ou afetar as operações da corporação. Segundo ele, se em algum momento a PF cometer abusos, as pessoas que cometerem o ato serão responsabilizadas.

“As críticas não vão impedir nem reduzir as ações da Polícia Federal. A PF é uma polícia que não protege nem persegue e ela vai continuar agindo. Se em algum momento a polícia cometer abuso, vamos responsabilizar quem cometeu, mas nenhuma crítica vai frear suas operações”, garantiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES