Calça comprida para mulheres evitarem zika é sugestão de Ministro

Essa declaração polêmica despertou comentários.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, deu mais uma declaração polêmica em relação às formas que devem ser utilizadas para evitar uma epidemia ainda maior do zika vírus e orientou que as mulheres vistam calças compridas. Recentemente ele disse que  "sexo é para amadores e gravidez é para profissionais".

"Eu percebo que os homens se protegem. As mulheres normalmente ficam de perna de fora e quando usam calça, usam sandália. E o mosquito é um tanto tímido, não é tão agressivo quanto pernilongo. Ele chega devagar e encosta nas extremidades", disse.

Segundo o ministro, a preocupação central do governo é com mulheres no período fértil e nos três primeiros meses de gravidez, já que o zika vírus já foi apontado como responsável pelo aumento de casos de microcefalia no País.

"Nossa recomendação essencial, sobretudo mulheres nos três primeiros meses de gestação, é evitar de todas as maneiras o contato com mosquito, de calça comprida, roupa, sapatos", completou. 

Entre as ações que serão adotadas pelo governo está a orientação de colocar larvicidas na água transportada pelos caminhões-pipa no Nordeste.

"Por causa da seca, as pessoas acumulam água em vasilhames para utilizar e esses vasilhames estão sendo hoje o principal criadouro dos mosquitos", disse.

Castro participou ao lado da presidente da presidente Dilma Rousseff de reunião com governadores, no Palácio no Planalto, para tratar do Plano Nacional de Enfrentamento à microcefalia, lançado no sábado, 5, no Recife. A epidemia, segundo o governo, já atinge 16 estados e pode se alastrar pelo país. 

Na reunião, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que pediu para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizasse a liberação da fase 3 da vacina contra dengue, produzida pelo Instituto Butantã, em São Paulo.

Tanto a dengue quanto a zika são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

"O processo encontra-se parado na agência e o cenário traçado pelo ministério é que mesmo com a liberação essa vacina estaria disponível somente em 2018", disse.

Castro reconheceu que a vacina da dengue que o instituto Butantã está desenvolvendo ainda não chegou na fase que pode ser utilizada e disse que "as novas tecnologias não estão à nossa mão".

"E vacina pra zika não tem ainda nenhum estudo que temos conhecimento no mundo inteiro. Isso levaria muitos anos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES