Ministro diz que Milei 'ofendeu' Lula de 'forma gratuita' e cobra desculpas

Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência, foi questionado se Lula telefonará para Javier Milei.

Ministro diz que Milei 'ofendeu' Lula de 'forma gratuita' e cobra desculpas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (20), Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, declarou que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, proferiu insultos gratuitos contra Lula (PT). Ele cobrou um pedido de desculpas por parte do argentino como pré-requisito para o estabelecimento de uma relação entre os dois líderes.

Pimenta fez essa declaração no Palácio do Planalto quando questionado se Lula entraria em contato com Milei para parabenizá-lo pela vitória no segundo turno da eleição presidencial no país vizinho no último domingo (19). Ao longo da campanha, Milei rotulou Lula de "comunista" e "corrupto" durante uma participação em um programa de televisão.

"Eu não ligaria. Só depois que ele me ligasse para me pedir desculpa. Ofendeu de forma gratuita o presidente Lula, cabe a ele, num gesto como presidente eleito, ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso, eu pensaria na possibilidade de conversar", afirmou Pimenta.

Milei derrotou na disputa presidencial o ministro da Economia argentino Sergio Massa, que era apoiado pelo atual presidente do país Alberto Fernández, um aliado de Lula.

O petista evitou declarar apoio a um candidato no pleito argentino. Entretanto, integrantes do governo brasileiro e do PT eram favoráveis à candidatura de centro-esquerda de Massa. Na noite deste domingo, Lula parabenizou o povo e as instituições argentinos pela conclusão do processo eleitoral, porém não citou Milei no texto publicado em uma rede social.

"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada", disse Lula, que é defensor de uma integração maior entre Brasil e Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES