Ministro diz que programa para baratear voos sai em janeiro de 2024

Silvio Costa Filho fez entrevista coletiva nesta segunda-feira (18) e disse que governo tenta 'sensibilizar' empresas para reduzir preços de passagens aéreas.

Ministro diz que programa para baratear voos sai em janeiro de 2024 | Reprodução/Beatriz/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta segunda-feira (18) que o programa "Voa Brasil" será adiado para o ano de 2024. Inicialmente previsto para este ano, o programa tem como objetivo disponibilizar passagens aéreas por R$ 200 para segmentos específicos da sociedade brasileira. 

O projeto foi anunciado em março pelo então ministro Márcio França (PSB-SP) e já teve seu lançamento adiado em diversas ocasiões.

"A ideia é que a gente apresente o Voa Brasil agora na segunda quinzena de janeiro e vai ter validade a partir de janeiro de 2024, depois da apresentação. A gente está fechando esse pacote com o governo, estamos combinando com as companhias aéreas, a gente está desenhando quais são os públicos específicos no primeiro momento que farão parte desse programa, mas a nossa ideia é que o Voa Brasil se inicie no ano de 2024", afirmou.

A declaração foi dada logo após uma entrevista coletiva destinada a apresentar a primeira etapa do chamado plano de universalização do transporte aéreo. O governo afirma que trata-se de um plano de iniciativas para tentar baratear os preços das passagens aéreas.

Nesta segunda-feira (18), representantes das três companhias aéreas responsáveis por 98% do mercado no Brasil participaram da entrevista e fizeram promessas para 2024. Entre elas, afirmam que vão oferecer trechos de viagem por até R$ 799 e ampliar o número de assentos oferecidos nos voos.

No entanto, as empresas não apresentaram dados atuais, para fins de comparação e avaliação das medidas prometidas.

Segundo Costa Filho, no momento a pasta está dialogando institucionalmente com o governo e com as companhias aéreas. O ministro disse que, como o governo não pode intervir na atuação das empresas, está tentando "sensibilizar" as companhias para o temas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES