Ministro do STF nega pedido do PR por vaga do deputado Clodovil Hernandes na Câmara

O cargo deixado pelo estilista foi ocupado por Jairo Paes de Lira

Avalie a matéria:
Vaga de Clodovil gera polêmica na Câmara | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do Partido da República (PR) de reaver a vaga deixada pelo deputado federal Clodovil Hernandez, falecido em março deste ano. O cargo deixado pelo estilista foi ocupado por Jairo Paes de Lira (PTC-SP), suplente da legenda pela qual Clodovil foi eleito em 2006, com quase 500 mil votos. O Plenário do STF ainda julgará o mérito do pedido, e decidirá se referenda a decisão do ministro.

Na ação, o PR pedia que o Supremo concedesse uma liminar (decisão provisória) ao partido, declarando vago o mandato de Clodovil e convocando o 1º suplente do PR para exercer a função. De acordo com a legenda, a vaga seria de Aurélio Miguel (PR), ex-judoca e vereador da cidade de São Paulo.

O partido argumentava que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu que Clodovil deixou o PTC para ingressar no PR com justa causa. No dia 12 de março, menos de uma semana antes da morte de Clodovil, a Corte Eleitoral absolveu o deputado da acusação de infidelidade partidária.

A Mesa Diretora da Camara deu posse no dia 24 de março a Paes de Lira, que teve cerca de 7 mil votos, usando a interpretação de que, em caso de morte do deputado titular da vaga, se dá posse ao 1º suplente do partido pelo qual o parlamentar foi eleito, e não ao 1º suplente da legenda na qual o deputado estava filiado.

Ao negar a liminar, o ministro Joaquim Barbosa disse que o Judiciário ?reconheceu aos partidos políticos a titularidade dos mandatos de cargos eletivos para os quais seus candidatos foram eleitos?. Por isso, é direito do partido político manter o número de cadeiras obtidas nas eleições proporcionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES