Ministro do TSE suspende a cassação de deputados

Na sexta-feira, o TRE-RR cassou os diplomas dos deputados acusados de compra de votos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani concedeu nesta segunda-feira liminar para manter no cargo o deputado federal Francisco Vieira Sampaio (PRP), o Chico das Verduras, e o estadual George da Silva de Melo (PSDC), eleitos no Estado de Roraima no último pleito. Eles haviam sido cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), assim como o governador do Estado, José Anchieta Junior (PSDB).

Na sexta-feira, o TRE-RR cassou os diplomas dos deputados, acusados de compra de votos nas eleições de outubro, e determinou a imediata posse dos suplentes. No mesmo dia, o tribunal cassou o mandado de Anchieta Junior e de seu vice, Francisco de Assis Rodrigues (DEM), pela utilização indevida de uma rádio que faz parte da estrutura da Secretaria de Comunicação do Estado. Nesta segunda, o TSE concedeu liminar que permite a Anchieta permanecer no cargo.

De acordo com o TSE, Chico das Verduras e George da Silva de Melo ajuizaram o pedido de liminar no TSE na manhã de hoje, alegando que não houve "razão excepcional para a precipitada execução do julgado e que não se aguardou sequer a oposição de embargos de declaração".

Em sua decisão, o ministro afirmou que a jurisprudência do TSE "tem assentado que a deliberação sobre cumprimento imediato de decisões que implicam o afastamento de candidatos de seus cargos eletivos deverá aguardar a respectiva publicação da decisão e eventuais embargos, ponderando-se a necessidade de esgotamento da instância e até mesmo a possibilidade de acolhimento de declaratórios".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES