Ministro entrega nesta sexta 265 máquinas para municípios do PI

Ministro Pepe Vargas estará hoje em Teresina para fazer entrega de maquinário

Ministro Pepe Vargas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duzentos municípios do Piauí recebem hoje (23), em Teresina, 265 máquinas entre retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeiras, caçambas e caminhões pipas doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O kit de maquinário é avaliado em R$ 2 milhões. A solenidade de entrega acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, às 8 horas, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Pedro Calisto, informou que 222 dos 224 municípios do Piauí receberão o kit até o final do ano. ?Estamos entregando esses equipamentos desde 2012, a maior demora é das fábricas que necessitam de tempo para atender a grande demanda de todo o País?, disse.

Além disso, segundo ele, está sendo garantida a manutenção das máquinas licitadas a partir de maio deste ano, no limite de 100 mil quilômetros para os caminhões e 2.500 horas de trabalho para os demais equipamentos.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que é importante a doação pelo governo federal dos equipamentos. ?As máquinas já estão sendo usadas para a construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana?, disse. ?E também para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar e construir barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola, além de outras utilidades?, afirmou, acrescentando que essa, junto a outras ações, deve amenizar o sofrimento dos municípios, principalmente os pequenos e os do semiárido.

A Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério estão fiscalizando o uso das máquinas entregues pelo Governo Federal aos municípios. Segundo Pedro Calisto, as inspeções servem para verificar se os equipamentos estão sendo usados para refazer estradas, construir barreiros e barragens, entre outras especificações do termo de compromisso.

Só podem levar seus equipamentos os municípios que enviaram pessoas para a capacitação de operação do maquinário, já realizada pelo Ministério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES