Ministro Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional em Brasília

Ministro da Justiça menciona “ameaças” contra a democracia; cerca de 400 homens vão atuar na Esplanada, que já está bloqueada.

Avalie a matéria:
Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional em Brasília | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou neste sábado (7.jan.2023) o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Segundo a portaria, a atuação da corporação se dará até a 2ª feira (9.jan).

A Esplanada já foi fechada neste fim de semana. Há a expectativa de que bolsonaristas protestem no domingo (8.jan) contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pretendem fazer o ato na região da praça dos Três Poderes e em frente ao Congresso, Palácio do Planalto e edifício-sede do Supremo Tribunal Federal.

Ministro Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional em Brasília 

De acordo com o documento assinado pelo ministro, o emprego da Força Nacional será feito para “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado”.

A Força Nacional terá cerca de 400 homens disponíveis neste fim de semana em Brasília. A decisão sobre acionar esse contingente se deu por causa de dados recebidos pelos órgãos de informação sobre a chegada de apoiadores radicais de Jair Bolsonaro ao Distrito Federal. Segundo apurou o Poder360, seriam cerca de 80 ônibus e caminhões trazendo os manifestantes. 

O objetivo desses ativistas que pedem intervenção militar e derrubada do governo Lula seria ocupar a Esplanada. Isso não será permitido. Por causa da gravidade da situação, Flávio Dino articulou com o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), a cessão de contingente da Polícia Militar do Distrito Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES