Piauí terá 351 escolas de tempo integral, garante Mercadante

A ampliação, segundo o governador, vai aumentar o custeio em R$ 1,2 milhão do Tesouro Estadual.

REUNIÃO | Wilson Martins com ministro Aloizio Mercadante em Brasília | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins foi recebido ontem pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, em Brasília. Durante a audiência, o ministro incluiu a ampliação do número de escolas de Tempo Integral de 180 para 351 até o final de 2012, dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR).

A ampliação, segundo o governador, vai aumentar o custeio em R$ 1,2 milhão do Tesouro Estadual. Dentro do PAR, o Ministério da Educação vai, a partir do segundo ano, ampliar o repasse per capita do Fundeb do Estado.

Com a ampliação do número de escolas de Tempo Integral, o Governo do Estado vai aplicar recursos na contratação de mais professores em razão do aumento da carga horária e o pagamento de gratificação para os educadores.

Além disso, será implantado um sistema de monitoria em que os alunos serão selecionados para atuar como monitores em aulas de reforço de Português, Matemática e Ciências.

Durante a audiência, o governador garantiu a participação do Piauí no Projeto Disseminar Tecnologia, que vai repassar tablets aos professores de escolas públicas.

?É uma forma de melhorar as condições de trabalho dos professores e, futuramente, será levado também para os alunos?. Ainda em Brasília, foi consolidada a participação de 300 escolas do Piauí no Programa Educação com Mediação Tecnológica, através do qual serão ministrados conteúdos com o uso de recursos como a internet e tele-aulas através da Fundação Antares.

PALAVRA DE CRIANÇA - No encontro com o ministro, Wilson Martins falou da parceria do Governo do Estado e Unicef em 150 municípios com o Programa Palavra de Criança, voltado para alfabetização de crianças em idade correta.

O ministro garantiu que vai bancar o mesmo projeto nos 74 municípios restantes.

?Este investimento que o MEC está fazendo é em reconhecimento aos esforços que o Governo do Piauí tem feito para melhoria da educação pública. Fiquei muito feliz em saber que o Piauí é o estado com o maior índice de alunos matriculados neste ano?, disse o ministro, que garantiu vir ao Piauí no lançamento do Programa Palavra de Criança, em abril e disse também que pretende conhecer o trabalho de educação desenvolvido em Cocal dos Alves.

Na audiência, o governador conseguiu ampliar de 3 mil para 12 mil o número de vagas para o Pró-Jovem Urbano, coordenado pelo MEC e que consiste em bolsas para alunos de ensino profissionalizante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES