Ministro libera denúncia que investiga contas de Cunha na Suíça

Ele é acusado pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento pelo plenário da corte a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no inquérito que investiga contas na Suíça mantidas pelo presidente afastado da Câmara,Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Ele é acusado pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ainda não há data para o julgamento. Caso a denúncia seja aceita, ele passa à condição de réu.

O inquérito também investigava Claudia Cruz e Danielle Cunha, respectivamente mulher e filha do deputado. Mas o caso delas foi mandado para a Justiça Federal do Paraná.

Na quinta-feira, o juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia contra Cláudia e ela se tornou ré. Cunha continua sendo investigado no STF por ser parlamentar.

O Ministério Público da Suíça reafirmou que as contas pertencem ao peemedebista. Segundo o MP, elas encontram-se bloqueadas à espera de uma condenação definitiva das autoridades brasileiras para devolver o dinheiro sequestrado ao país.

Cunha já é réu em outro processo da Lava-Jato, que investiga o recebimento de propina relativa a contratos de sondas da Petrobras.

Ontem, o STF deu prazo de cinco dias para Cunha apresentar defesa prévia na ação penal que investiga se ele recebeu propina de pelo menos US$ 5 milhões. O prazo começa a contar a partir da notificação do peemedebista, o que deve ser feito em breve.

A decisão também foi tomada pelo relator da Lava-Jato no STF, ministro Teori. Ele esclareceu que Cunha será interrogado apenas no fim das investigações, conforme prevê o Código de Processo Penal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES