Ministro Lobão descarta o aumento da gasolina após o carnaval

Ministro afirmou que Petrobras vai “segurar” os preços no mercado interno

Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou nesta sexta (4) a possibilidade de o governo elevar os preços da gasolina e do óleo diesel depois do carnaval.

"Não estamos trabalhando neste momento com nenhum aumento", disse o ministro, em Brasília. Na avaliação de Lobão, o preço do barril de petróleo no mercado internacional não deve manter uma tendência indefinida de alta.

Segundo ele, a expectativa é de não haver oscilações ainda maiores no preço do petróleo em razão da crise nos países do Oriente Médio.

"A presença da Arábia Saudita, assegurando que vai manter abastecido o mercado, é a garantia de que o preço do petróleo não vai explodir", afirmou o ministro.

Por isso, segundo ele, não haveria justificativa para um reajuste do preço dos combustíveis no Brasil. "Não trabalhamos com a hipótese de explosão do preço do petróleo", garantiu.

De acordo com o ministro, a Petrobras vai "segurar" o preço dos combustíveis no mercado nacional.

Ele disse ainda que não é avaliada é avaliada a hipótese de redução do Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para conter a alta do preço do combustível.

Segundo Lobão, como o governo não discute reajuste dos combustíveis neste momento, não faz sentido discutir uma redução dos tributos que incidem sobre a gasolina e outros derivados de petróleo.

Código de mineração

O novo código de mineração será reencaminhado à Casa Civil neste mês, informou o ministro. "Tratei isso ontem com a presidente Dilma Rousseff", disse.

Na proposta, será incluída uma cláusula que altera a exploração de urânio. Atualmente, segundo o ministro, as empresas que têm autorização para explorar minério de ferro encontram urânio e têm que paralisar as atividades.

Por isso, a cláusula tratará dos procedimentos que devem ser adotados nesses casos. "Estão analisando se o minerador poderá explorar o urânio ou não", observou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES