Ministro Mauro Vieira critica diplomacia israelense: página vergonhosa

Ministro das Relações Exteriores criticou postura de Israel em relação ao presidente Lula

Ministro Mauro Vieira | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, criticou veementemente a postura de Israel em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após suas declarações sobre a guerra em Gaza. Vieira classificou a reação israelense como uma "vergonhosa página da diplomacia de Israel". Nesta terça, 21, no Congresso Nacional, o presidente Rodrigo Pacheco defendeu uma solução pacífica para o conflito entre Israel e o Hamas.

Lula havia condenado as ações de Israel na Faixa de Gaza, denominando-as de "genocídio" e "chacina", em resposta aos ataques terroristas do Hamas em outubro anterior e comparou a atuação israelense ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, liderados por Adolf Hitler.

Em reação à fala de Lula, o presidente brasileiro foi declarado por Israel como persona non grata no país. O chanceler israelense, Israel Katz, exigiu um pedido de desculpas de Lula, considerando sua comparação como "promíscua" e "delirante". Além disso, uma conta vinculada ao governo de Israel nas redes sociais afirmou que Lula "nega o Holocausto".

Mauro Vieira repudiou as declarações das autoridades israelenses, considerando-as insólitas e revoltantes. Ele destacou a linguagem ofensiva e irresponsável utilizada pela chancelaria de Israel e criticou a distorção das posições do Brasil por parte das autoridades israelenses.

O ministro também acusou Israel de tentar desviar a atenção das mortes em Gaza, transformando o episódio em uma "cortina de fumaça". Ele ressaltou que o Brasil continuará agindo firmemente em relação a esse episódio, informando que o embaixador de Israel em Brasília e o governo Netanyahu foram avisados sobre a reação diplomática do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES