Ministro nega reabertura de ações contra Pres. Sarney

O ministro Eros Grau foi designado para decidir sobre o pedido de liminar

Jose Sarney | Divulgção
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira pedido de liminar para que as representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fossem analisadas no Plenário da Casa.

Um grupo de sete senadores recorreu na quinta-feira junto ao Supremo contra o arquivamento de todas as 11 ações apresentadas no Conselho de Ética do Senado contra Sarney. O relator do processo é o ministro Joaquim Barbosa. Mas como ele está em licença médica, o ministro Eros Grau foi designado para decidir sobre o pedido de liminar. O julgamento definitivo da ação ainda não tem data marcada.

Apesar de todas as representações e denúncias terem sido arquivadas no colegiado, os parlamentares decidiram ingressar com o mandato de segurança no Supremo para permitir que as ações possam ter seguimento na Casa.

Os senadores recorreram primeiro à mesa diretora do Senado, mas a 2ª vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), considerou o pedido "incabível". Embora a base aliada tenha argumentado que, após arquivamento de recurso no Conselho de Ética não cabe mais nenhum outro procedimento, segundo as regras do colegiado, os sete senadores explicaram que o regimento interno da Casa estabelece que, para todas as comissões, é possível apresentar recurso ao Plenário. Por isso, recorreram da decisão da mesa ao STF.

O Supremo não informou, no sistema de acompanhamento processual, o teor da decisão de Eros Grau. Afirmou apenas que o ministro negou seguimento ao pedido de liminar.

O mandado de segurança conta com a assinatura dos senadores José Nery (Psol-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Kátia Abreu (DEM-TO), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Pedro Simon (PMDB-RS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES