Ministro Padilha se junta a Haddad em defesa de manutenção da meta fiscal

Entretanto, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e alguns setores do PT ainda sustentam a posição de flexibilizar a meta.

Padilha se junta a Haddad em defesa de manutenção da meta fiscal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, uniu-se ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para advogar a permanência da meta fiscal. Ambos realizaram uma reunião no Ministério da Fazenda nesta segunda-feira. Entretanto, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e alguns setores do PT ainda sustentam a posição de flexibilizar a meta.

Encarregado da articulação política do governo, Padilha avalia que não existem razões para alterar a meta neste momento, durante as deliberações sobre o orçamento de 2024. A Secretaria de Relações Institucionais mantém a posição de zerar o déficit público no próximo ano e, se necessário, ajustá-la em março por meio de um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), uma prerrogativa executiva para modificações orçamentárias.

Enquanto isso, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou duas emendas ao relatório preliminar da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) com propostas de modificar a meta fiscal para um déficit de 0,75% ou 1%. A apresentação da emenda para flexibilizar o resultado primário de 2024 era uma das possibilidades em discussão no Palácio do Planalto, mas a proposta de Lindbergh não foi endossada pelo governo.

A leitura da Fazenda e da articulação política é que mexer na meta agora pode dificultar a aprovação da MP de Subvenção do ICMS, medida que aumentaria a arrecadação em R$ 35 bilhões a partir do ano que vem. A matéria é prioridade absoluta da equipe econômica neste final de ano, mas enfrenta muitas resistências no Congresso e entre o empresariado..

A flexibilização da meta daria uma folga orçamentária para o governo no ano que vem, reduzindo a pressão para a aprovação da MP da Subvenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES