Ministros da Fazenda, da Justiça e PF defendem Antônio Palocci

O dia foi movimentado no Palácio da Alvorada. Antonio Palocci não apareceu em público, mas a Casa Civil confirmou que ele esteve lá

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Fazenda, a Polícia Federal e o ministro da Justiça saíram em defesa do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Todos negaram que haja qualquer investigação sobre a empresa do ministro da Casa Civil.

O dia foi movimentado no Palácio da Alvorada. Antonio Palocci não apareceu em público, mas a Casa Civil confirmou que ele esteve lá. O advogado-geral da União, os ministros da Fazenda e da Justiça também. José Eduardo Cardozo reforçou que não há qualquer investigação sobre o ministro da Casa Civil nem sobre a empresa dele.

?A própria Polícia Federal não tem nenhum inquérito, nenhuma investigação relativa ao ministro Palocci. Portanto, há muita especulação e poucos fatos?, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Mas a oposição insiste: quer explicações sobre o caso em, pelo menos, cinco comissões no Congresso. ?Pelo menos e pela primeira vez a Câmara vai dar um passo concreto no sentido de exigir informações e de iniciar um processo de apuração sobre o ministro-chefe da Casa Civil?, afirmou o deputado ACM Neto (DEM-BA), líder do Democratas na Câmara.

O PPS quer informações detalhadas da Polícia Federal e do Conselho de Atividades Financeiras (Coaf). O pedido foi feito à Procuradoria-Geral da República. De acordo com o jornal ?Estado de São Paulo?, o Coaf enviou um relatório à Polícia Federal comunicando que a empresa do ministro fez uma operação financeira suspeita na compra de um imóvel de uma empresa que estava sendo investigada pela polícia.

Em nota, a empresa de Palocci disse que não recebeu qualquer comunicação do Coaf e que todas as atividades desenvolvidas respeitaram limites legais e éticos. A Polícia Federal afirmou que não há inquérito policial ou investigação criminal sobre o ministro nem sobre a empresa dele. O Coaf também divulgou nota esclarecendo que não enviou relatório à Polícia Federal comunicando operação financeira suspeita da empresa projeto.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, voltou a dizer que não há o que investigar. ?A mera manutenção de empresa de consultoria não constitui qualquer ilícito da atribuição do procurador-geral da República. Podemos ter aí, eventualmente, alguma questão do ponto de vista ético, que não cabe ao Ministério Público neste momento examinar?, declarou.

Em nota, o jornal o Estado de São Paulo reagiu aos desmentidos, afirmando que mantém o teor das informações que publicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES