Molon diz que saída de Teich deixa o Brasil “de joelhos” para a covid

Em entrevista no Jogo Aberto MN, o deputado federal apontou que a situação da pandemia pode piorar com a crise política

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua segunda edição, o Jogo Aberto MN recebeu no início da noite deste sábado, 16 de maio, o deputado federal Alessandro Molon (PSB), um dos nomes mais atuantes na oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional. A entrevista foi conduzida pelo apresentador Amadeu Campos; e os jornalistas Raniely Veloso, Arimateia Carvalho e Germana Chaves.  Na ocasião, o parlamentar foi sabatinado sobre a Troca no Ministério da Saúde e a crise política no Brasil, indicando que a saída de Nelson Teich deixa o 'Brasil de joelhos para o coronavírus', desgastando ainda mais a popularidade do Governo junto à população, e também piora a percepção da gestão na Câmara e no Senado.

“Vejo com muita preocupação esse momento que o Brasil vive, é o segundo ministro que sai em dois meses, deixando o Brasil de joelhos para o coronavírus. Teich sai também indignado com o comportamento do presidente, o reflexo político é que no Congresso os parlamentares se dão cada vez mais conta que o presidente não consegue governar o país, caiu muito mal a saída”, elencou.

Questionado por Amadeu Campos sobre a dificuldade da oposição em buscar uma unificação, Molon sinalizou que no campo de enfrentamento às ações do presidente os partidos vem conseguindo atuar em conjunta; o problema surge apenas no campo das  eleições, principalmente quando se mira em 2022.

“Em primeiro lugar não é verdade que a oposição não está unida, temos conseguido trabalhar juntos, conseguimos por exemplo, apresentar uma PEC da Reforma Tributária, infelizmente as eleições de 2022 ainda dividem a oposição, mas vamos fazer o possível para a unificação, mas no Congresso temos conseguido atuar de forma unitária e aos poucos vamos atraindo partidos do Centro em iniciativas contra ações do Bolsonaro; vou citar um exemplo o partido Cidadania pediu para participar de um ato pela primeira vez”, disse.

No que se refere a abertura de um processo de impeachment de Bolsonaro, Molon ao responder um questionamento feito pelo jornalista Arimateia Carvalho, sinalizou que a opinião pública decidirá se o impedimento será viável ou não.

“Na minha opinião, a situação para o presidente da República pouco a pouco vai se complicando, na opinião pública também. É verdade que ele fez gestos para o Centrão, alguns estão cedendo, mas esse compromisso tem limite, o Congresso pode até demorar a ouvir a opinião pública, mas se o movimento contra ele continuar, o Congresso não poderá deixar de ouvir. É difícil fazer qualquer posição, mas não acho isso impossível caso a população se convença”, comentou.  

Ainda durante o ‘Jogo Aberto MN’, da Rede Meio Norte, o deputado Alessandro Molon comentou a ação de sua autoria que elenca 11 crimes de responsabilidade do presidente da República. O tema foi levado à  tona pela jornalista Raniely Veloso. “Ele de fato cometeu crimes de diversos tipos, como por exemplo de obstrução de justiça; ele comete o  crime de atentar contra o livre funcionamento da Justiça e do Congresso, mas dentre os 11 crimes também pontuamos aqueles contra a saúde pública. Tem muita coisa esquisita em torno dos exames, mas de qualquer maneira o fato de estimular as aglomerações isso em si é um crime de responsabilidade, e também pedimos o impeachment dele. Me parece que o gesto de aproximação dele com o Maia, denota mais um gesto de fraqueza da aproximação do Centrão, parece-me que ele se viu obrigado a fazer essa aproximação por conta de sua base ter feito um movimento de proximidade ao presidente. É preciso aguardar, pois a política é como as nuvens no céu, mudam a cada semana”, disse.

Por sua vez, ao responder questionamento da jornalista Germana Chaves sobre a  complacência do Congresso com o presidente da República, Molon  assumiu que considera um grave erro o modo como a Câmara e o Senado vem agindo, reverberando que algumas atitudes já poderiam ser tomadas.

“Na minha avaliação sim, isso continua acontecendo, o presidente continua fazendo coisas que se há uns três anos alguém contasse ninguém imaginaria. A frase que ele usou na campanha não é verdadeira, é a família acima de tudo e ele próprio se sente um Deus, e eu acho que o Congresso erra em não agir”, afirmou.

Molon assumiu que ainda não há os votos necessários para afastar o presidente da República, mas não é um movimento impossível. “A queda na popularidade dele é algo que eu creio que vai se acentuando e o Congresso vai reagir. Hoje não há votos para afastá-los, mas eu creio que podemos chegar nisso se ele continuar cometendo as insanidades. É preciso que em 2022 haja uma alternativa de oposição que não seja do PT e por outro lado precisa também ter a capacidade de costurar uma unidade com as diversas forças deste campo”, destacou.

No que se refere às eleições deste ano, o deputado federal defendeu que elas sejam adiadas para dezembro. “Se for necessário, as eleições devem ser adiadas este ano ainda para evitar a prorrogação de mandato, a não ser que seja é último caso e a pandemia se agrave até o final do ano”, apontou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES