Monark e Nikolas Ferreira têm contas do Twitter retidas pela Justiça

Perfis mostram aviso de que estão indisponíveis no Brasil. Youtuber e deputado tinham mais de 1 mi de seguidores.

Monark e Nikolas Ferreira têm contas do Twitter retidas pela Justiça | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O apresentador Monark e o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) tiveram suas contas retidas no Twitter. Nesta sexta-feira (13), os dois perfis mostram um aviso de que estão indisponíveis no Brasil por decisão judicial. Na segunda-feira (9), Monark, como é conhecido Bruno Monteiro Aiub, tinha 1,4 milhão de seguidores na rede social. Nikolas Ferreira, por sua vez, contava com 2 milhões de seguidores. Ambos tinham perfis verificados na plataforma.

Em um vídeo no YouTube, Nikolas disse que suas contas no Instagram e no Facebook também foram derrubadas no Brasil. Além disso, o perfil do parlamentar no TikTok está indisponível. Ao g1, a Meta, controladora do Facebook e do Instagram, disse que não irá comentar o caso.

Monark e Nikolas Ferreira têm contas do Twitter retidas pela Justiça (Foto: Reprodução)A reportagem procurou também o Twitter e o TikTok, mas não obteve retorno até a última atualização. As contas de Nikolas já tinham sido bloqueadas em outra ocasião. Em novembro de 2022, ele perdeu o acesso temporariamente ao Twitter, Facebook e Instagram por compartilhar mentiras sobre o sistema eleitoral.

Também em novembro, Monark teve o canal no YouTube desativado após decisão judicial. A rede disse que a medida foi tomada em cumprimento de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em fevereiro, o YouTube já havia suspendido a monetização do canal por uma violação das diretrizes da plataforma. Dias antes, Monark tinha sido desligado do Flow Podcast após defender a existência de um partido nazista. 

CONTA RETIDA OU SUSPENSA

O Twitter tem dois termos para tratar de contas que ficaram indisponíveis: a plataforma usa "conta suspensa" para se referir a uma decisão própria e "conta retida" para tratar de uma ordem da Justiça.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump, por exemplo, teve a conta suspensa permanentemente com base em regras da plataforma, que viu incitação à violência nas postagens do político. A conta é "retida" em casos que envolvem a legislação do local da conta ou publicação de um tuíte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES