Moraes autoriza Dino a enviar imagens do 8/1 à CPI dos atos golpistas

A decisão do ministro Alexandre de Moraes foi uma resposta a um ofício enviado por Flávio Dino, o ministro da Justiça e Segurança Pública

Avalie a matéria:
Moraes autoriza Dino a enviar imagens de 8/1 à CPI dos atos golpistas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, recebeu autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para compartilhar as imagens do 8 de Janeiro, que estão sob a responsabilidade do ministério, com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que está investigando os atos golpistas.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes foi uma resposta a um ofício enviado por Flávio Dino, o ministro da Justiça e Segurança Pública. Dino solicitou a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para compartilhar as gravações das câmeras de segurança do Palácio da Justiça, referentes ao dia 8 de Janeiro de 2023, com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

“Na presente hipótese, não está caracterizada qualquer excepcionalidade que vede a cessão e compartilhamento de imagens à CPMI, que deverá analisar a eventual publicização ou manutenção do sigilo em virtude das diligências em andamento”, disse o ministro do STF.

Em nota oficial, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que foi devidamente notificado sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes e, em cumprimento a essa determinação, acionará a Polícia Federal para disponibilizar as imagens solicitadas. A autorização para o envio das gravações abrange tanto o circuito interno quanto o circuito externo de segurança do Palácio da Justiça.

A decisão de Moraes se ampara no princípio “da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública”. “À consagração constitucional de publicidade e transparência corresponde a obrigatoriedade de o Estado fornecer as informações necessárias à sociedade”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES