Moraes converte prisão em flagrante de Valdemar Costa Neto em preventiva

O ministro sustentou as prisões preventivas de Rafael Martins de Oliveira, Marcelo Costa Câmara e Filipe Garcia.

Valdemar Costa Neto tem prisão preventiva | Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a conversão da prisão em flagrante do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em prisão preventiva. Moraes concedeu à Procuradoria-Geral da República (PGR) um prazo de 24 horas para se manifestar sobre o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa de Valdemar.

Além disso, o ministro deferiu o pedido de vista dos autos. O advogado de Valdemar, Marcelo Bessa, fez opção por não dar declarações à imprensa sobre a decisão. 

O ministro sustentou as prisões preventivas de Rafael Martins de Oliveira, Marcelo Costa Câmara e Filipe Garcia, que passaram por audiência de custódia nesta sexta-feira, 9, onde ficou determinado que permaneceriam detidos após verificação da legalidade das prisões.

O presidente do PL passou a noite na superintendência da Polícia Federal em Brasília e teve sua audiência de custódia realizada por videoconferência. Seu advogado deixou o local sozinho, sem prestar declarações à imprensa. A prisão de Valdemar ocorreu devido à descoberta de uma arma registrada em nome de seu filho, cujo registro estava vencido.

Durante a busca e apreensão, também foi encontrada uma pepita de ouro pesando 39,18 gramas e com 95,26% de pureza, cuja origem preliminarmente foi identificada como garimpo. O valor estimado do ouro é de cerca de R$ 12 mil. A defesa alegou que a pepita era uma relíquia mantida por Valdemar por anos.

É importante ressaltar que a superintendência da PF é um local de prisão temporária, onde o detido permanece até que sua situação seja definida quanto à soltura ou encaminhamento ao sistema prisional.

O advogado de Valdemar afirmou que não houve um fato relevante que justificasse a prisão. Por meio de nota, ele argumentou que "a pedra [de ouro] apreendida pela Polícia Federal, apresenta baixo valor comercial e não configura delito". Valdemar Costa Neto já foi condenado no processo do mensalão, recebendo uma pena de sete anos e dois meses, mas obteve perdão após cumprir três anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES